Dra. Patricia Fucs, professora da FCMSCSP, fala um pouco sobre sua experiência como presidente da SBOT

Dra. Patrícia Fucs, professora titular de Ortopedia da FCMSCSP

Na semana da celebração do dia da Mulher, Dra. Patrícia Fucs conta como é ser a primeira presidente mulher da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Ao longo dos últimos séculos, várias mulheres em nossa sociedade estão se destacando como as ‘primeiras’ em suas áreas. Apesar dos avanços no mercado de trabalho e na luta por direitos iguais, o público feminino continua a abrir portas e, mesmo no século XXI, ainda temos a ‘primeira mulher a realizar algumas atividades.

Esse título parece não incomodar a Profª Dra. Patrícia Fucs, docente da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e primeira mulher a presidir a Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT). Além do título de presidente, que foi concedido em 2017, Patrícia Fucs foi a primeira mulher a ocupar um cargo de diretoria na SBOT (2010) e na Société Internationale de Chirurgie Orthopédique et de Traumatologie (SICOT). Outra conquista que marcou a carreira da Dra. Fucs foi o título de primeira professora titular de Ortopedia, conquistado em 2015 na FCMSCSP.

Para a Professora, a titulação na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo foi um marco. A Dra. Patrícia fez questão de ressaltar a importância do Pavilhão Fernandinho e da FCMSCSP em sua carreira, dando destaque a função de professora onde exerce grandes responsabilidades: ensinar, influenciar e direcionar graduandos, pós-graduandos e residentes.

Com tantos títulos, o que a professora fala sobre ser mulher em um meio tão masculino? Para ela, o principal desafio está em superar paradigmas por meio da capacidade profissional: ‘No exercício da função no SICOT, percebi que a adaptação foi mais difícil para o lado masculino da diretoria do que para mim. O respeito dos colegas é uma conquista que leva tempo em um mundo tão masculino como o da Ortopedia’ afirma a médica.

Além dos desafios profissionais, o exercício do papel de mulher como um todo é um ponto que Patrícia ressalta: de acordo com a professora, ‘nós, mulheres, temos papéis a desempenhar além da profissão, família para cuidar, casa, carreira acadêmica entre outras responsabilidades que não são de exclusividade feminina, porém, ainda acabam ficando em sua maior parte com as mulheres’. Para ela, apesar do desafio ser grande, as mulheres de hoje são capazes de fazer tudo isso, sempre de maneira clara e organizada, usando suas mãos fortes e coração gentil.

Por fim, a presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia deixa um conselho para as jovens médicas que estão ingressando na ortopedia ou em outras especialidades: Sejam fortes em suas vontades, estude muito para sempre ser a melhor. Seja uma boa médica e não somente uma boa ortopedista, tenha educação e gentileza com seus pacientes e familiares, além de alimentar relações saudáveis e prósperas com seus/suas colegas de profissão e, lembre-se sempre, use a razão nas decisões e faça a ortopedia sempre com seu coração.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 124, em 9/3/2018. Assine nossa newsletter: http://www.fcmsantacasasp.edu.br. 

Anúncios

Sobre Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: