Instituto Yiesia Cultura e Educação Extracurricular firma parceria com o curso de Graduação em Fonoaudiologia da FCMSCSP

O curso de Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo firma parceria com o Instituto Yiesia Cultura e Educação Extracurricular para realização de uma assessoria fonoaudiológica aos refugiados de diversos países que fazem parte do Projeto Caleidoscópio. O projeto busca a capacitação e adaptação destes profissionais ao mercado de trabalho brasileiro. A proposta da atuação fonoaudiológica é possibilitar para esses refugiados um conhecimento de como acontecem às relações de comunicação em nossa sociedade. Explorar as questões da expressividade relacionadas à comunicação não verbal e verbal nos aspectos específicos do português brasileiro e dessa forma refletir sobre a situação de entrevista de emprego e da comunicação em geral no meio corporativo. Essa parceria é coordenada pelas Prof.ª Dra. Marina Padovani e Prof.ª Dra. Marta Assumpção de Andrada e Silva, docentes do curso de Graduação em Fonoaudiologia, além dos alunos do 3º e 4º ano do curso de Fonoaudiologia da Instituição. Futuramente, a intenção é criar um programa de extensão e envolver os demais cursos de graduação da instituição.

“Fiquei muito interessada em colaborar com o Projeto Caleidoscópio por acreditar no poder transformador da Comunicação, que é competência essencial para o sucesso na vida pessoal e profissional. Como fonoaudióloga, especialista em voz, percebo diariamente o quanto qualquer dificuldade de comunicação pode s

er aprimorada ou adaptada e impactar na qualidade de vida de quem sofre disto. Espero que com o trabalho de competência comunicativa, oferecido pelo curso de Graduação em Fonoaudiologia da FCMSCSP, os participantes do projeto Caleidoscópio tenham a comunicação como um diferencial favorável para a recolocação no mercado de trabalho”, explica a Prof.ª Dra. Marina Martins Pereira Padovani.

Segundo a Prof.ª Dra. Marta Assumpção de Andrada e Silva, o interesse pela parceria com o Yiesia no Projeto Caleidoscópio surgiu por conta da possibilidade de realizar um trabalho com essa população de refugiados que tanto precisa encontrar um espaço de identidade em uma nova sociedade. “Sabemos que a comunicação é essencial para nos sentirmos inseridos em um espaço e o trabalho que propomos, por meio do conhecimento dos sinais e signos da língua portuguesa, é o de abrir um caminho para essa apropriação.”

Prof.ª Dra. Marina Padovani e Prof.ª Dra. Marta Assumpção de Andrada e Silva, docentes do curso de Graduação em Fonoaudiologia da FCMSCSP e participantes.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 121, em 8/12/2017. Assine nossa newsletter: http://www.fcmsantacasasp.edu.br. 

Anúncios

Sobre Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: