Novo manual da Anvisa sobre prevenção de Endoftalmites tem colaboração de professor da FCMSCSP

reginaldo-luz-faculdade-santa-casa

Prof. Mestre Reginaldo Adalberto de Luz, do curso de Graduação em Enfermagem da FCMSCSP

Durante o V Seminário Internacional sobre Redução do Risco para segurança do paciente e qualidade em serviços de saúde, promovido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), realizado entre os dias 7 e 10 de agosto, em Brasília (DF), foi lançado o manual “Medidas de Prevenção de Endoftalmites e de Síndrome Tóxica do Segmento Anterior (TASS) Relacionadas a Procedimentos Oftalmológicos Invasivos”. Endoftalmite é o termo utilizado para as infecções intraoculares, que podem ocorrer após procedimentos oftalmológicos invasivos, como, por exemplo, as cirurgias de catarata.

O manual da Anvisa, que servirá como importante fonte de informações para os profissionais que prestam assistência aos pacientes na área da oftalmologia, contou com a colaboração de profissionais de diferentes formações, como enfermeiros e médicos oftalmologistas e infectologistas, e teve como um dos autores o Prof. Reginaldo Adalberto de Luz, do curso de Graduação em Enfermagem e coordenador do curso de Pós-graduação em Enfermagem em Centro Cirúrgico, RPA e CME da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. O professor colaborou em todos os capítulos do manual, abordando gravidade, incidência, fatores de risco e prevenção da endoftalmite, entre outros assuntos.

“Por conta da minha experiência de mais de 10 anos com cirurgias oftalmológicas e minhas pesquisas e publicações neste campo do conhecimento, eu tive a oportunidade de dar minha colaboração em todos os capítulos deste manual. Fazer parte de um grupo de profissionais criteriosamente escolhidos pelo reconhecimento da expertise nesta área é, sem dúvida, um marco importante na minha carreira profissional e reforça o alto grau de competência dos professores da FCMSCSP quando vinculados a trabalhos tão importantes e de nível nacional. Além disso, o mais importante é poder ter prestado um serviço à comunidade, em que os maiores beneficiados serão os pacientes”, afirma o professor Reginaldo.

Para baixar o manual “Medidas de Prevenção de Endoftalmites e de Síndrome Tóxica do Segmento Anterior (TASS) Relacionadas a Procedimentos Oftalmológicos Invasivos”, clique aqui.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 117, em 22/8/2017. Assine nossa newsletter: http://www.fcmsantacasasp.edu.br.