Teste do Pezinho: exame ajuda a detectar doenças em recém-nascidos

clery-gallacci-faculdade-santa-casaDia 6 de junho é comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho. O exame ganhou este nome, pois a coleta do sangue é feita a partir de um furinho no calcanhar do bebê e tem como objetivo detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e infecciosas, que poderão causar alterações no desenvolvimento neuropsicomotor do recém-nascido.

O teste, que é gratuito e feito já na maternidade ou hospital em que o bebê nasce, deve ser realizado após as primeiras 48 horas de vida do recém-nascido até, no máximo, o sétimo dia de vida.

“A grande importância desse teste é o diagnóstico precoce de doenças que não podem ser detectadas ao exame físico inicial, além de indicar o tratamento imediato para melhor resultado futuro”, afirma a Dra. Clery B. Gallacci, professora de Pediatria e Neonatologia na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

O Teste do Pezinho básico realiza triagem de seis doenças, entre elas o hipotireoidismo, hiperplasia de adrenal (doença genética caracterizada por uma deficiência nas glândulas suprarrenais, localizadas logo acima dos rins) e fenilcetonuria (doença do metabolismo).

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 112, em 6/6/2017. Assine nossa newsletter: http://www.fcmsantacasasp.edu.br.  

Anúncios

Sobre Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: