Ex-Santa: da Medicina à arte

Lívia-Burchianti-Medicina-Faculdade-Santa-Casa

Lívia Castellari Bruchianti, ex-aluna do curso de Graduação em Medicina da FCMSCSP 

Lívia Castellari Bruchianti nunca teve o sonho de ser médica. No curso pré-vestibular na área de Humanas, a estudante apaixonou-se pelas aulas de Biologia e Química e decidiu que a área de Biomedicina a interessava muito. Mudou, então, para as turmas de Biomédicas, em que as aulas eram recheadas de slides de vídeos de cirurgias e casos clínicos. Foi aí que Lívia descobriu, então, que a carreira de Medicina também lhe despertava interesse.

Quando chegou a época de prestar o vestibular, surgiu sua maior dúvida: Bioquímica ou Medicina? Às vésperas da decisão, foi convidada por um amigo, na ocasião residente na Universidade de São Paulo, para assistir a uma cirurgia: “Nesse dia, vestindo jaleco, touca e máscara, dentro da sala do centro cirúrgico da USP, não tive dúvida: era Medicina que eu queria”, conta.

A aprovação na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo veio de surpresa. Lívia já estava em mudança para o interior de São Paulo, a fim de estudar na Faculdade de Medicina de Marília. A matrícula encontrava-se quase fechada e o contrato de seu imóvel na região, prestes a ser assinado. Foi quando Lívia recebeu uma ligação da FCMSCSP: “A minha alegria e de minha mãe era inenarrável. Havia passado na tradicional Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, o que me permitiria permanecer em minha cidade. Fizemos as malas e voltamos para realizar a matrícula.”

Lívia ainda relembra do alívio que sentiu quando iniciou as aulas na FCMSCSP: “Na época do vestibular, fiz três anos de cursinho. Muitos dos meus amigos na Faculdade eram daquela turma. Assim, fiquei bem à vontade quando entrei na Faculdade e os vi. Senti-me em casa”.

Formada pela 48ª da turma do curso de Graduação em Medicina da FCMSCSP, Lívia está no segundo ano de residência em Otorrinolaringologia na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. “Minha carreira profissional apenas começou. Aprendo a cada dia com os residentes, chefes, colegas, com as auxiliares e, principalmente, com os pacientes. Procuro seguir à risca a questão humanitária da FCMSCSP, que sempre nos mostrou que há uma diferença enorme entre ‘fazer Medicina’ e ‘ser médico’”.

Paixão pela arte e exposição na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
Desde pequena, Lívia sempre gostou de desenhar e foi estimulada pelos pais, que disponibilizaram os mais diversos tipos de materiais artísticos. Na Faculdade, no entanto, o ritmo da pintura diminuiu consideravelmente: “A exigência do curso é enorme e pouco tempo restava para me dedicar à arte. Pintava mais durante as férias e feriados. A pintura, de certa forma, trouxe para mim um equilíbrio frente às grandes exigências do curso de Medicina.”

Com o intuito de mostrar ao público sua arte, a ex-aluna de Medicina da FCMSCSP irá expor suas pinturas a óleo, criadas nos últimos anos, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A exposição intitulada “Lívia Bruchianti: uma década de arte”, acontece entre os dias 15 e 19 de maio, das 8h às 20h, e reúne as obras da artista desde os seus primeiros trabalhos, aos 15 anos, até suas obras mais recentes. “São ao todo 70 obras, entre telas e desenhos em pastel, desde 2005, quando atingi um estilo de pintura que posso chamar de ‘meu’, até 2017. Elas contam um pouco da minha história de vida e traduzem meu estado de espírito em determinados momentos. Deixei um pouco de mim em cada pincelada”, finaliza Lívia.

Serviço
Exposição “Lívia Bruchianti: uma década de arte”
Local: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – Entrada pelo Hall Monumental
Endereço: 165, Av. Srg. Mario Kozel Filho, 1 – Paraíso, São Paulo (SP)
Data e horário: de 15 a 19 de maio de 2017, das 8h às 20h00
Entrada franca

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 110, em 9/5/2017. Assine nossa newsletter: http://www.fcmsantacasasp.edu.br. 

Anúncios

Sobre Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: