Ex-Santa lança livros didáticos na área de Psiquiatria

marcos-nogueira-ex-santa

Dr. Marcos de Jesus Nogueira, ex-aluno do curso de Graduação em Medicina da FCMSCSP

O Dr. Marcos de Jesus Nogueira é formado pela 5ª turma do curso de Graduação em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Foi professor instrutor do Departamento de Psiquiatria da FCMSCSP até o ano de 1984. Atualmente, é diretor do Instituto Integrado de Psiquiatria e Psicologia de Araraquara (IIPP). No interior de São Paulo, também exerce a profissão em clínica privada.

Com o objetivo de tornar a literatura médica mais didática, escreveu três livros na área de Psiquiatria. Em entrevista ao Boletim Conectar, o ex-Santa falou sobre o que o motivou a escolher o curso de Medicina da FCMSCSP e sobre suas obras.

Boletim Conectar: Como o senhor decidiu seguir a carreira na área médica? E quais os motivos o levaram a estudar na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo?
Dr. Nogueira: As pessoas mais realizadas são aquelas que ajudam os outros, principalmente na saúde. A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, além de ser muito prestigiada, tinha em seu curso a proposta pioneira de contato direto com os pacientes desde a primeira aula.

Boletim Conectar: Conte-nos um pouco sobre sua trajetória acadêmica e profissional.
Dr. Nogueira: Ingressei na residência em Psiquiatria na própria Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e, logo após, ocupei a função de Professor Instrutor do Departamento de Psiquiatria da FCMSCSP com a coordenação do Prof. Enzo Azzi durante seis anos. Em seguida, me mudei para o interior paulista trabalhando em clínica privada, com a finalidade de criar meus filhos fora de São Paulo, por razões de saúde.

Boletim Conectar: Alguma lembrança marcante de sua turma?
Dr. Nogueira: O espírito de união e a dedicação que o grupo vivia.

Boletim Conectar: Comente sobre suas três obras: “O Uso de Psicofármacos – um guia”, “Diagnóstico Psiquiátrico – um guia” e “Exame das Funções Mentais – um guia”.
Dr. Nogueira: São obras que abordam de maneira completa e essencial todo o conteúdo conceitual atualizado da psicopatologia, diagnóstico e da psicofarmacologia de forma a servir ao estudante e ao médico clínico em suas atividades diárias no estudo e no trabalho.

Boletim Conectar: Quais suas motivações para escrever sobre os temas abordados em seus livros?
Dr. Nogueira: Quando precisamos consultar a literatura de nossa especialidade, nem sempre é uma tarefa fácil e rápida para fazê-lo e, a maioria das vezes, o texto trabalhoso é pouco atrativo para realizar esta busca. Nestes livros, é possível encontrar este conteúdo de forma agradável, organizada, pedagógica e até mesmo divertida pelas técnicas de comunicação gráfica e pelos cartuns utilizados.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 109, em 25/4/2017. Assine nossa newsletter: http://www.fcmsantacasasp.edu.br. 

Anúncios

Sobre Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: