Prof. Dr. João Fava: importante fundador da FCMSCSP

João-Fava-Faculdade-Santa-Casa

Dr. João Fava, professor emérito da FCMSCSP, que faleceu neste sábado, 22/4

João Fava graduou-se em Medicina pela Universidade de São Paulo em 1950. Logo após sua graduação, foi trabalhar na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, onde sempre esteve muito próximo de Emilio Athié. Trabalhou junto à 1ª Cirurgia de Homens e nos plantões do Pronto Socorro Cirúrgico, enquanto mantinha seu consultório particular na Vila Maria, para onde se dirigia nos fins de tarde.

Trabalhador intenso dentro de sua especialidade, acumulou vasta experiência enriquecida pelo seu profundo conhecimento em Clínica Médica, o que fez dele, reconhecidamente pelos seus pares, um dos mais completos cirurgiões brasileiros.

A habilidade técnica sempre foi referência na observância dos princípios éticos, no fundo respeito aos pacientes, na objetividade de seus diagnósticos, na praticidade de seus procedimentos. Tudo emoldurado por uma humildade que emocionou quem o conheceu.

Juntamente com o Provedor da Irmandade, o Dr. Christiano Altenfelder Silva, o cirurgião da Santa Casa, Dr. Emilio Athié, defendeu a ideia do grande potencial do Hospital a ser (re)aproveitado para o ensino das Ciências da Saúde. A partir de 1952, o jovem cirurgião João Fava tornou-se braço direito do Dr. Emilio na organização do que viria a ser a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, formalmente criada em outubro de 1962 e que, em maio do ano seguinte, recebeu os primeiros alunos e começou a funcionar.

Paralelamente ao desenvolvimento da FCMSCSP, avançou a carreira de Dr. João Fava, que se especializou em cirurgia do esôfago, tornou-se chefe do Departamento de Cirurgia do Hospital e da Faculdade, por várias vezes, também se revelou um grande professor da nova Escola. Grande estimulador da atividade de pesquisa científica, que aprimora e enobrece a atividade profissional, incentivou o progresso acadêmico de alunos, professores, residentes e estagiários do Departamento de Cirurgia.

Em 1993, Dr. João Fava foi guindado à Diretoria da Instituição que ajudou a fundar por mandatos consecutivos, ocupando tal cargo até 1999 com sua peculiar seriedade, exercendo notável gestão administrativa com acentuado estímulo ao ensino na graduação e pós-graduação.

Médico Emérito da Santa Casa de São Paulo, no dia 26 de junho de 2006, recebeu o título de “Professor Emérito” da Faculdade, que dirigiu por quase uma década. A proposta do título foi feita pelo Departamento de Cirurgia e aprovada por unanimidade pela Congregação, que levou em conta os inúmeros serviços prestados por Fava à Faculdade.