Dia Mundial da Voz traz oficinas e apresentação do Coral na FCMSCSP

Marta_Andrada_Marina_Padovani

Prof.ª Dra. Marta Andrada e Prof.ª Dra. Marina Padovani

Em comemoração ao Dia Mundial da Voz, celebrado em 16 de abril, o curso de Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo preparou uma série de ações especiais para marcar a data.

Para abrir as atividades, na terça-feira, dia 11/4, o início da tarde marcou a apresentação especial do Coral da FCMSCSP. Quem coordenou a atividade foram as professoras Dra. Ione Guibu, do Departamento de Saúde Coletiva, e a Dra. Ana Luiza Navas, diretora do curso de Graduação em Fonoaudiologia da FCMSCSP. A regência ficou sob responsabilidade de Caio Oliveira.

No dia 13/4, quinta-feira, das 12h às 13h, será realizada a oficina “Descubra como ser amigo da sua voz”. A iniciativa, que é voltada para professores e funcionários da FCMSCSP, tem como objetivo apresentar aspectos gerais de como a voz é produzida e de como ela se desenvolve ao longo da vida, abordar aspectos da postura corporal, da respiração, da articulação, entre outros que se relacionam com a qualidade da voz, discutir questões relacionadas à saúde vocal e, por fim, falar do papel da voz na comunicação e da importância da competência comunicativa nas relações interpessoais no trabalho e na vida social. “Essas atividades visam alertar para a identificação e reconhecimento de alterações vocais precocemente, assim como a importância da voz na comunicação e os cuidados com saúde vocal. Sabe-se que um bom uso da voz poderá trazer benefícios em relação à competência comunicativa. Ser amigo da sua voz é ser amigo da sua saúde”, afirma a Dra. Marta Assumpção de Andrada e Silva, professora do curso de Graduação em Fonoaudiologia.

Para encerrar as ações em prol do Dia Mundial da Voz, será realizada também no dia 13/4, das 13h30 às 14h30, com os alunos dos cursos de Graduação em Medicina e Fonoaudiologia da FCMSCSP, a atividade prática em escuta de vozes adaptadas e desviadas. A ideia é treinar a identificação dos desvios vocais mais comuns.

“As oficinas terão o objetivo de instrumentalizar funcionários e professores quanto ao conhecimento de uma produção vocal saudável, bem como hábitos e práticas que auxiliem nesse sentido. Para os alunos, queremos despertar a atenção para a identificação de alterações vocais em suas práticas profissionais, no futuro, incluindo a percepção da voz como elemento da saúde geral”, finaliza a Dra. Marina Padovani, professora do curso de Graduação em Fonoaudiologia da FCMSCSP.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 108, em 11/4/2017. Assine nossa newsletter: http://www.fcmsantacasasp.edu.br. 

Anúncios

Sobre Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: