Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo é marcado por ações especiais na FCMSCSP

noemi_takiuchi_rosane_lowenthal

Prof.ª Dra. Noemi Takiuchi e Prof.ª Dra. Rosane Lowenthal

Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que atinge entre 1 e 2% da população e é essencial que profissionais da saúde e da educação, assim como toda a comunidade, estejam capacitados para a assistência das pessoas com autismo e para a construção de uma sociedade realmente inclusiva. Para marcar o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, comemorado em 2/4, foram realizadas diversas ações especiais na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

No dia 3 de abril, professores, alunos e colaboradores da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo participaram da campanha “Vista Azul pelo Autismo”. No mesmo dia, o curso de Graduação em Fonoaudiologia e o Departamento de Psiquiatria da FCMSCSP iniciaram o 1º Simpósio Santa Casa de Autismo. O evento, que teve continuidade no dia 4, ofereceu informações diferenciadas sobre o Transtorno do Espectro do Autismo, com atividades coordenadas por docentes da FCMSCSP, com ampla experiência e conhecimento na área.

“É essencial que todos compreendam que garantir o acesso à saúde e à educação, com intervenções eficientes, baseadas em evidências, e promover as ações e adaptações necessárias para que as pessoas com TEA se desenvolvam, possibilitará a participação social plena e em igualdade com os demais cidadãos”, afirma a Dra. Noemi Takiuchi, professora do curso de Graduação em Fonoaudiologia da FCMSCSP e uma das organizadoras do evento. “Novas edições ocorrerão com o intuito de trazer as pesquisas mais recentes na área e os trabalhos realizados na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e na Unidade de Referência em Autismo”, acrescenta a Dra. Rosane Lowenthal, do Departamento de Psiquiatria da FCMSCSP e organizadora do evento.

Enfermagem também marca presença nas iniciativas

juliana_ruiz_rosemeire_vieira

Prof.ª Juliana Elena Ruiz e Prof.ª Rosemeire Vieira

Quem também participou das ações em prol dessa importante data foi o curso de Graduação em Enfermagem da FCMSCSP. No sábado, 8/4, foi realizado o Fórum de Discussão de Enfermagem sobre o Transtorno do Espectro do Autismo, que promoveu a difusão de conhecimentos por meio da troca de experiências e informações com profissionais atuantes na área saúde e educação, com temas pertinentes ao cotidiano da pessoa com TEA.

Segundo Juliana Elena Ruiz, professora do curso de Graduação em Enfermagem da FCMSCSP, ainda existem muitas dúvidas e erros de conceitos sobre o TEA e como forma de esclarecer sobre o assunto, foi criado o fórum. “Dessa forma, independentemente da abordagem que seja escolhida para se falar sobre o TEA fica evidente que um diálogo entre diferentes campos do saber é necessário”, afirma.

“A integração do conhecimento entre profissionais permite que as pessoas com TEA possam ter um desenvolvimento melhor e que a adaptação delas à sociedade seja feita de modo amplo, não apenas tratando, mas levando em conta toda a sua realidade contextual”, finaliza Rosemeire Vieira, professora do curso de Graduação em Enfermagem da FCMSCSP.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 108, em 11/4/2017. Assine nossa newsletter: http://www.fcmsantacasasp.edu.br. 

Anúncios

Sobre Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: