Pista visual de bolso para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista

pista-visual-autismo-faculdade-santa-casa

Pista visual de bolso com ilustrações de Neimer Gianvechio. Fonte: http://autismoprojetointegrar.com.br

No dia 2 de abril, foi comemorado o Dia Internacional pela Conscientização sobre o Autismo. Diante dessa data tão importante, pensando na inclusão e na informação como forma de conscientização, apresentamos um trabalho desenvolvido pela aluna Luana da Costa Cortez, orientado por Luzia N. Oka Horiuchi, professora do curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, que visa facilitar e orientar sobre a importância das pistas visuais como forma de intervenção comportamental com esta população.

A pista visual já é utilizada na intervenção com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), principalmente na comunicação funcional, ou seja, crianças que apresentam atraso no desenvolvimento da linguagem e de outras formas de comunicação1. A pista visual não visa substituir a fala, mas funciona como “dica” e estímulo para o desenvolvimento da linguagem falada.

Durante seu estágio, a aluna Luana adaptou as pistas visuais de forma a torná-las mais práticas para as intervenções dos profissionais que as utilizam. Pensando nas AVDs (atividades de vida diária), a aluna selecionou alguns cartões, plastificou-os e agrupou em argolas de metal de forma sequencial, conforme as atividades de vida diária das crianças e adolescentes2.

Para desenvolver esse trabalho, a aluna se baseou em estudos que mostram que quanto mais concreta, estruturada e específica for a pista visual, mais rápido será o aprendizado de habilidades, verbal, motora e social da criança/ adolescente diagnosticada com TEA, se comparado a somente à comunicação verbal3.

Trabalho desenvolvido na disciplina Estágio Curricular em Enfermagem II, do 8º semestre, do curso de Graduação em Enfermagem da FCMSCSP, durante o estágio no CAISM, supervisionado pela Prof.ª Mestra Luzia Nahoyo Oka Horiuchi, em novembro de 2016, e revisado pela Prof.ª Mestra Juliana Elena Ruiz.

Referências  

  1. Redação da Revista Autismo. 2 de abril – No Dia Mundial do Autismo, Brasil espera aprovação de lei pelos deputados. 2012. [on line]. Disponível em: http://www.revistaautismo.com.br/noticias/no-dia-mundial-do-autismo-brasil-espera-aprovac-o-de-lei-pelos-deputados.
  1. Godoy A. Autismo Projeto Integrar. 2016 [on line]. Disponível em: http://autismoprojetointegrar.com.br.
  1. Krantz, P.J., & Mcclannahan, L. E. Social interaction skills for children with autism: A script-fading procedure for beginning readers. Journal of Applied Behavior Analysis, 1998. p 191-202.
Anúncios

Sobre Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: