Para compreender eletrocardiograma

pedro-veronese-fcmscsp

Dr. Pedro Veronese, Ex-Santa e médico assistente na ISCMSP

Formado pela 37ª Turma do curso de Graduação em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, o Dr. Pedro Veronese, que sempre teve interesse pelo tema de eletrocardiograma, se tornou referência para alunos e residentes na discussão do método. Decidiu, então, criar, na própria Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, um curso que abordasse as práticas da área, intitulado “Descomplicando ECG”. O Ex-Santa especializou-se em cardiologia, arritmia clínica e eletrofisiologia no Instituto do Coração, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, onde hoje faz doutorado, e atua há 10 anos como médico assistente do Serviço de Emergência do Hospital Central da ISCMSP. “Sempre fui cobrado para estruturar um curso de eletrocardiograma. Da união do meu amor pelo tema com a cobrança dos alunos e residentes, nasceu esse curso”, afirma o Dr. Pedro Veronese.

O curso é voltado para alunos do 1º ao 6º ano do curso de Graduação em Medicina da FCMSCSP, para residentes de clínica médica e outros profissionais, como enfermeiros e fisioterapeutas, e aborda as práticas do eletrocardiograma desde os conceitos mais básicos até o nível avançado. “Serão 12 aulas com 2 horas de duração cada, que serão ministradas em seis sábados pela manhã (2 aulas por sábado), com duração de quase 2 meses”, explica o professor.

O curso terá início no próximo dia 10 de dezembro e, além das aulas presenciais, os alunos poderão rever as aulas no formato online, com acesso aos principais tópicos de cada aula e exercícios para fixação do conhecimento, que será disponibilizado no site oficial do curso. Ao final do programa, os alunos que cumprirem todos os requisitos ganharão um certificado: “Pela primeira vez na minha vida, estou montando um projeto meu, com a parceria da Dra. Michelle Ugolini, chefe de plantão do Pronto-Socorro Central da ISCMSP”, conta.

Retribuição
Bolsista na FCMSCSP durante os seis anos da graduação, o Dr. Pedro Veronese irá retribuir o investimento da Instituição em seus estudos oferecendo algumas bolsas integrais do curso Descomplicando ECG para alunos que já sejam bolsistas da Faculdade. “Nós iremos fazer uma consulta a esses estudantes sobre o interesse pelo curso e entre os interessados, realizaremos um sorteio. A ideia é oferecer sempre algumas bolsas integrais em todas as edições do curso”, explica o ex-Santa.

Os demais interessados podem se inscrever para o programa a partir de 1º/12 diretamente no site do curso “Descomplicando ECG”, mantido pelo Dr. Veronese.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 101, em 22/11/2016. Assine nossa newsletter: http://www.fcmsantacasasp.edu.br.

Anúncios

Sobre Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: