Novembro azul

fita-azul-novembro-azulComemorado inicialmente em 2003, na Austrália, novembro foi escolhido devido ser o mesmo mês de comemoração do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que é o 6º câncer mais comum no mundo e o 2º. no Brasil, entre os homens.

O que é a próstata?
É uma glândula exclusiva do sexo masculino, localizada na parte baixa do abdome. Ela produz cerca de 70% do sêmen, sendo fundamental na fertilidade masculina.

Como prevenir o câncer?
Manter dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais com diminuição de gordura, principalmente as de origem animal. Evitar álcool, não fumar e ingerir água. Recomenda-se a realização de atividade física diária por 30 minutos e peso adequado à altura.

Quais exames são realizados?
O toque retal é o teste mais utilizado e eficaz quando aliado ao exame de sangue PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. Para um diagnóstico final, é necessário analisar parte do tecido da glândula, obtida pela biópsia da próstata.

Quando fazer?
É recomendado pela Sociedade Brasileira de Urologia que todos os homens com 45 anos ou mais façam os devidos exames anualmente.

Como é realizado o tratamento?
Comprovada a doença, o tratamento pode ser a cirurgia, a radioterapia ou a hormonioterapia.

Artigo elaborado por Elisa Abrantes Pereira e Rafaella Chufuli Pace, alunas do 8º Semestre do curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, sob orientação da Prof.ª Luzia N. O. Horiuchi.

Referência: Portal Brasil. Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata [online]. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/saude/2012/11/novembro-azul-conscientiza-homens-para-prevencao-do-cancer-de-prostata. 

Anúncios

Sobre Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: