Ex-Santa retorna à FCMSCSP para participação no 10º Fórum Científico

dr_jose_humberto_fregnani

Prof. Dr. José Humberto Fregnani, diretor executivo do Instituto de Ensino e Pesquisa da Fundação Pio XII – Hospital de Câncer de Barretos e Ex-aluno do curso de Graduação em Medicina da FCMSCSP

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, com o apoio da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), realizou no dia 26 de outubro de 2016, o 10º Fórum Científico da FCMSCSP. Na ocasião, esteve presente o ex-aluno do curso de Graduação em Medicina da FCMSCSP, o Prof. Dr. José Humberto Tavares Guerreiro Fregnani, diretor executivo do Instituto de Ensino e Pesquisa da Fundação Pio XII – Hospital de Câncer de Barretos, para falar sobre o seu estudo, intitulado “Pesquisa e Hospital de Ensino: a contribuição na excelência do atendimento aos pacientes”. O Dr. José Humberto concedeu uma breve entrevista ao Boletim Conectar e comentou a importância de estar de volta à Instituição e também da profissão.

Conectar: Qual é a sensação de estar de volta à FCMSCSP e falar com os alunos da Instituição?

Prof. Dr. José Humberto Fregnani: A sensação é muito agradável e boa, porque eu estou voltando a “casa”. Aqui é minha origem, foi onde eu tive a base para ser um profissional. Acredito que a principal mensagem que eu gostaria de passar para os alunos é que eles fizeram a escolha correta na vida deles ao virem para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Aqui eles terão uma formação que poderá dar uma base profissional muito boa para eles e espero que isso seja lhes seja um estímulo.

Conectar: O que lhe motivou a ir para a área de cirurgia oncológica?
Prof. Dr. José Humberto Fregnani: Quando eu era residente de cirurgia geral na ISCMSP, vi alguns casos de pacientes com câncer, de cirurgias relacionadas com câncer, e eram cirurgias mais desafiadoras, mais complexas e nessa mesma época eu conheci uma pessoa que estava fazendo residência no A.C. Camargo e me contou um pouco como era a residência. Achei muito interessante e fascinante a área da oncologia.

Conectar: O que é mais gratificante para quem atua na área oncológica?
Prof. Dr. José Humberto Fregnani: Na área de oncologia, nós vemos de perto as dificuldades dos pacientes. Qualquer um que tenha diagnóstico de câncer vai ter um impacto muito forte na vida. Nessa área, um grande desafio é conseguir confortar o paciente e a família e, acima de tudo, tentar curá-lo. Acredito que, a maior gratificação atuando na área de oncologia, é quando conseguimos curar um paciente ou, ao menos, garantir uma qualidade de vida melhor para ele. Já como pesquisador, na minha linha de pesquisa em prevenção de câncer de colo de útero, o mais gratificante é conseguir, muitas vezes, durante a pesquisa, identificar na mulher que ela está em uma fase inicial e, assim, promover o tratamento e curá-la. A pesquisa também traz benefício na cura dessas mulheres.

Conectar: Que conselho você daria para os alunos da FCMSCSP?
Prof. Dr. José Humberto Fregnani: Meu conselho é que eles mergulhem na profissão de cabeça. O estudo não vai terminar no 6º ano da faculdade, inclusive, a verdade é que a parte mais complicada do estudo começa a partir da residência. Mas a dica que dou é que, se eles gostam do que fazem, que se dediquem de corpo e alma à profissão, sabendo que eles vão ter que estudar pelo resto da vida.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 100, em 1º/11/2016. Assine nossa newsletter: http://www.fcmsantacasasp.edu.br.