Conheça os principais sintomas da endometriose

helizabet-salomao-abdalla-ayroza-ribeiro-fcmscsp

Dra. Helizabet Salomão Abdalla Ayroza Ribeiro, professora do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da FCMSCSP

Cólicas muito fortes, menstruação desregulada, dores durante a relação sexual e para evacuar. Esses são alguns dos sintomas da endometriose, importante doença ginecológica que atinge uma em cada dez mulheres e é uma das principais causas de infertilidade.

Mais comum em mulheres que estão no período reprodutivo, a endometriose ocorre quando o endométrio – camada mais interna do útero – é encontrada em outros locais fora do útero, como ovário, trompa, vagina, bexiga, intestino.

Segundo a Dra. Helizabet Salomão Abdalla Ayroza Ribeiro, professora assistente do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, a endometriose pode ser uma das causas de infertilidade por ser uma doença inflamatória que causa um ambiente hostil para as trompas e ovários, dificultando a gestação. “Quando a doença acomete os ovários por meio do cisto chamado endometrioma, este cisto dificulta a ovulação, o que leva à infertilidade”, esclarece.

Além disso, a ginecologista ressalta a importância de se atentar aos sintomas iniciais da endometriose: “Ao sentir cólica menstrual acima do normal e dores durante a relação sexual, é necessário procurar um médico. Se houver dor no toque vaginal na mobilização do fundo da região atrás do útero, a paciente terá que realizar Ressonância Magnética Pélvica ou um mapeamento de endometriose através do Ultrassom transvaginal com preparo intestinal.”

O tratamento da endometriose pode ser hormonal, que alivia os sintomas de dor e mantém a doença em uma forma inativa temporariamente, como afirma a Dra. Helizabet: “Quando a paciente toma o medicamento, há uma melhora da dor e a doença fica em repouso. Teoricamente, não evolui. Também se recomenda atividade física regular e na medida do possível uma rotina menos estressante.”

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 97, em 20/9/2016. Assine nossa newsletter:http://www.fcmsantacasasp.edu.br.

Anúncios

Sobre Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: