Conheça os principais sintomas da endometriose

helizabet-salomao-abdalla-ayroza-ribeiro-fcmscsp

Dra. Helizabet Salomão Abdalla Ayroza Ribeiro, professora do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da FCMSCSP

Cólicas muito fortes, menstruação desregulada, dores durante a relação sexual e para evacuar. Esses são alguns dos sintomas da endometriose, importante doença ginecológica que atinge uma em cada dez mulheres e é uma das principais causas de infertilidade.

Mais comum em mulheres que estão no período reprodutivo, a endometriose ocorre quando o endométrio – camada mais interna do útero – é encontrada em outros locais fora do útero, como ovário, trompa, vagina, bexiga, intestino.

Segundo a Dra. Helizabet Salomão Abdalla Ayroza Ribeiro, professora assistente do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, a endometriose pode ser uma das causas de infertilidade por ser uma doença inflamatória que causa um ambiente hostil para as trompas e ovários, dificultando a gestação. “Quando a doença acomete os ovários por meio do cisto chamado endometrioma, este cisto dificulta a ovulação, o que leva à infertilidade”, esclarece.

Além disso, a ginecologista ressalta a importância de se atentar aos sintomas iniciais da endometriose: “Ao sentir cólica menstrual acima do normal e dores durante a relação sexual, é necessário procurar um médico. Se houver dor no toque vaginal na mobilização do fundo da região atrás do útero, a paciente terá que realizar Ressonância Magnética Pélvica ou um mapeamento de endometriose através do Ultrassom transvaginal com preparo intestinal.”

O tratamento da endometriose pode ser hormonal, que alivia os sintomas de dor e mantém a doença em uma forma inativa temporariamente, como afirma a Dra. Helizabet: “Quando a paciente toma o medicamento, há uma melhora da dor e a doença fica em repouso. Teoricamente, não evolui. Também se recomenda atividade física regular e na medida do possível uma rotina menos estressante.”

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 97, em 20/9/2016. Assine nossa newsletter:http://www.fcmsantacasasp.edu.br.