Jogos Olímpicos Rio 2016: participação de alunos da FCMSCSP

tercio-de-campos-e-alunos-fcmscsp

Prof. Dr. Tercio De Campos e alunos do curso de Graduação em Medicina da FCMSCSP

Entre os dias 5 e 21 de agosto, foram realizados os Jogos Olímpicos Rio 2016 no Brasil. O importante evento esportivo, que recebeu mais de 11 mil atletas de 206 países diferentes em 16 dias de competições, contou com a especial participação dos alunos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo para oferecerem atendimento médico aos atletas. Os estudantes contemplados por essa oportunidade foram Aline Celeghini, do 6º ano do curso de Graduação em Medicina, Ângelo Chelotti e Caio Gullo, do 5º ano, Bruna Nascimento, do 4º ano, Cristiano Below e Isabela Brianti, do 3º ano, e Thiara Mattos, do 2º ano.

Com o apoio do Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão (CEALAG) e do Dr. Tercio De Campos, professor do curso de Graduação em Medicina da FCMSCSP e idealizador da iniciativa, os alunos realizaram o curso ATLS (curso avançado de suporte à vida), além de treinamentos médicos de remoção de vítimas das arquibancadas e, também, dos atletas no ringue.

Durante os 10 dias de trabalho, a equipe composta por médicos, residentes, enfermeiros e alunos da FCMSCSP, foi alocada no complexo da Barra – Rio Centro, Pavilhão 6, onde ocorreram as competições de Boxe, e realizou mais de 40 procedimentos auxiliados no posto médico de atletas da Rio 2016. Na ocasião, eles tiveram também a oportunidade de conhecer o campeão olímpico brasileiro da modalidade, Robson Conceição.

De acordo com o Dr. Tercio De Campos, em termos de aprendizado, aproveitamento e de currículo para esses alunos, a experiência foi bastante rica. “Para essa participação nos Jogos Olímpicos Rio 2016, nós tivemos o apoio tanto do Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão (CEALAG), como o apoio do Prof. Dr. José Eduardo Lutaif Dolci, diretor do curso de Graduação em Medicina, do Prof. Dr. Luiz Arnaldo Szutan, diretor do Departamento de Cirurgia e do Prof. Dr. Valdir Golin, diretor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. A FCMSCSP, realmente, teve um envolvimento muito grande nessa iniciativa e apoiou a realização de uma experiência muito proveitosa”, relata. Em depoimento, os alunos contaram a oportunidade trouxe ainda mais experiência na carreira médica, além de enriquecimento cultural e orgulho por servirem o país.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 96, em 6/9/2016. Assine nossa newsletter:http://www.fcmsantacasasp.edu.br.

Anúncios

Sobre Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: