Profissionais que trabalham com a voz devem ter acompanhamento de fonoaudiólogos

Jose-Henrique-MC-Soffia-fcmscsp

José Henrique de Moura Quirino, aluno do curso de Graduação em Fonoaudiologia da FCMSCSP e a rapper MC Soffia

Cuidar da voz deve ser uma preocupação de todos, principalmente quando esse recurso é o principal instrumento de trabalho de uma pessoa. Segundo José Henrique de Moura Quirino, aluno do 4º ano do curso de Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, que estagia no Ambulatório, o trabalho realizado no local é personalizado de acordo com a necessidade de cada profissional: “O Ambulatório de Artes Vocais tem foco principal em cantores e atores que ganham a vida com essas atividades artísticas. Aqui, nós fazemos uma aplicação do que eles vão levar para a vida prática”, explica.

Uma das pacientes acompanhadas pelo aluno no Ambulatório é a MC Soffia. A rapper, que tem apenas 12 anos, se apresentou na abertura da Olimpíada Rio 2016 ao lado da cantora Karol Conka e foi destaque nas redes sociais: “Com a Soffia, trabalhamos na voz falada, já que ela é uma rapper. Além disso, trabalhamos muito com a dicção, a articulação e toda a parte de resistência de ar e aerodinâmica para que ela consiga cantar e dançar o tempo todo nos palcos”, conta o aluno de Fonoaudiologia da FCMSCSP.

Marta-Andrada-fcmscsp

Dra. Marta Assumpção de Andrada e Silva, professora do curso de Graduação em Fonoaudiologia da FCMSCSP

De acordo com a Prof.ª Dra. Marta Assumpção de Andrada e Silva, professora do curso de Graduação em Fonoaudiologia da FCMSCSP e coordenadora do Ambulatório de Artes Vocais ao lado do Prof. Dr. André Duprat, professor adjunto da FCMSCSP e otorrinolaringologista, o objetivo principal do Ambulatório é agilizar o atendimento pelo SUS para os profissionais da voz que não possuem convênio. “Os pacientes nos mandam um e-mail explicando o problema e por lá, nós avaliamos a necessidade desse atendimento”, conta.

Se você é cantor ou ator profissional e está com algum problema de voz, marque uma avaliação gratuita no Ambulatório de Artes Vocais da Santa Casa de São Paulo. Basta mandar uma mensagem para ambulatoriodeartesvocais@gmail.com descrevendo o motivo do seu contato. Confira também neste link mais dicas sobre saúde vocal com a Prof.ª Dra. Marta e um vídeo sobre o trabalho desenvolvido no Ambulatório de Artes Vocais da Santa Casa de São Paulo, em comemoração ao Dia Mundial da Voz.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 95, em 23/8/2016. Assine nossa newsletter: http://www.fcmsantacasasp.edu.br.

Anúncios

Sobre Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: