Fuvest abre inscrições no dia 19/8 para Vestibular 2017 em Medicina da FCMSCSP

medicina-fcmscsp-fuvestNo dia 19/8, sexta-feira, a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) abre inscrições para o processo seletivo que seleciona candidatos para o curso de Graduação em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Desde 1963, quando o curso foi criado, a FCMSCSP já formou 48 turmas de médicos. Valores como a humanização estão sempre presentes, o que faz a Instituição estimular, entre seus futuros médicos, a prática constante de ações sociais para desenvolver cidadãos mais conscientes. Com ênfase em atividade prática e, em especial, junto ao paciente, o currículo da Faculdade para o estudo da Medicina está voltado à formação do médico generalista, humanista, com visão crítica e reflexiva, totalmente atualizado com o mercado.

Para tirar as principais dúvidas dos candidatos que procuram a Faculdade, o Boletim Conectar esclarece, nesta edição, algumas das principais dúvidas a respeito do tradicional curso de Graduação em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Acompanhe:

Como faço para participar do Processo Seletivo?
Para ingressar no curso de Graduação em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo é necessário prestar o processo seletivo pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), a mesma que aplica as provas para ingresso de alunos interessados nos cursos da Universidade de São Paulo (USP).

Mas, se o vestibular está na Fuvest, esta Faculdade é pública ou privada? E qual a relação dela com a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP)?
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo é uma instituição particular e tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho. O curso de Graduação em Medicina é um curso pago, contando ainda com bolsas de estudo oferecidas pela mantenedora, para alunos em comprovada situação de carência socioeconômica e desde que aprovados no vestibular. A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo ou apenas “Santa Casa de São Paulo” – como é mais conhecida e que também é uma instituição privada – cede hospitais, enfermarias, laboratórios, instalações e equipamentos, para as aulas práticas de todas as áreas, além de fornecer estágio e posterior residência aos alunos da FCMSCSP (a residência, neste caso, também é aberta a alunos graduados em Medicina de outras instituições, mediante seleção para todos).

Como o curso de Medicina está estruturado na FCMSCSP?
O curso exige extrema dedicação, no total são 6 anos de curso, sendo que as aulas acontecem de segunda a sexta-feira, em tempo integral. Nos dois primeiros anos, o aluno se dedica ao Estudo do Homem Normal, ou seja, aprendem sobre a função e comportamento do homem como um ser bio-psico-social; nos dois anos seguintes o ensino é focado no Estudo da Doença com foco na doença, terapêutica e tratamento; e, nos dois últimos anos, o aluno passa pelo Estudo do Doente, uma espécie de internato pré-profissional na ISCMSP. Além disso, nos dois últimos meses, o aluno faz Estágio Eletivo, escolhendo uma das áreas da Medicina – cirúrgica, clínica, pediátrica, tocoginecológica ou qualquer outra especialidade – para reforçar sua formação.

Há atividades extracurriculares?
Na FCMSCSP existem iniciativas como o Programa de Integração dos Primeiro-Anistas (PIPA), com ações sociais para a população; o Programa Expedições Científicas e Assistenciais (PECA), que leva atendimento médico a regiões carentes do estado de São Paulo, com a integração de alunos de outros cursos; o Programa Santa Maluquice, que leva distração e alegria para as crianças internadas no complexo hospitalar da Santa Casa de São Paulo; as Ligas Acadêmicas, que tratam de áreas específicas da saúde; além de diversos meios para intercâmbios que são coordenados pelo Núcleo de Relações Internacionais da FCMSCSP, responsável por parcerias com renomadas instituições de ensino.

Onde obtenho mais informações?
– Sobre o curso de Graduação em Medicina da FCMSCSP: www.fcmsantacasasp.edu.br.
– Para o Vestibular Fuvest 2017 (Inscrições em 19/8): www.fuvest.br.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 94, em 9/8/2016. Assine nossa newsletter: http://www.fcmsantacasasp.edu.br.