Conheça os sintomas da infecção urinária

yvoty-sens-fcmscsp

Dra. Yvoty Alves dos Santos Sens, professora de Pós-Graduação da FCMSCSP

A infecção do trato urinário (ITU) ou infecção urinária, como é popularmente conhecida, é a doença infecciosa bacteriana mais comum na população geral. Mais frequente em mulheres jovens, a recorrência e gravidade da infecção urinária estão associadas a fatores hormonais, genéticos e comportamentais. Também é comum o relato de histórico familiar de cistite de repetição.

De acordo com a Dra. Yvoty Alves dos Santos Sens, professora de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, pelo menos metade das mulheres apresentará um episódio de infecção urinária durante a vida: “Isso acontece porque o sistema urinário feminino está próximo à genitália e é mais vulnerável à contaminação e proliferação bacteriana”, explica.

O tipo mais comum de infecção urinária em indivíduos saudáveis, especialmente em mulheres a partir da adolescência e na fase adulta é a chamada cistite. “Não é comum em homens que não apresentam alterações estruturais do trato urinário, e se ocorrer deve ser investigada. Os sintomas são de ardência ao urinar, urgência para urinar e dificuldade de segurar a urina, vontade de urinar mesmo com a bexiga vazia, dor suprapúbica e ocasionalmente sangue na urina. Sintomas como febre e calafrio são incomuns. Devem-se observar as características da urina, o odor forte, o aspecto avermelhado ou turvo”, afirma a Dra. Yvoty.

O diagnóstico da cistite, segundo a professora, é na maioria das vezes clínico, mas também pode ser obtido por meio de exame de urina. O tratamento deve ser feito com antimicrobianos por via oral e quase sempre dispensam a realização de outros exames laboratoriais.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 93, em 26/7/2016. Assine nossa newsletter: http://www.fcmsantacasasp.edu.br.

Anúncios

Sobre Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: