Sistemas Biomédicos: saiba por que seguir essa carreira

homero-melo-fcmscsp

Dr. Homero Melo, diretor dos cursos de Graduação em Tecnologia da FCMSCSP

Para esclarecer os pontos mais comuns sobre a carreira de Sistemas Biomédicos, confira esta entrevista com o Dr. Homero Melo, diretor dos cursos de Graduação em Tecnologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Conectar: Por que Sistemas Biomédicos hoje representa uma excelente opção de carreira?
Dr. Homero Melo: Para aquele que já está empregado, cursar Sistemas Biomédicos na FCMSCSP é uma forma de se manter – estrategicamente falando – ativo no ambiente hospitalar, abrindo novas possibilidades dentro da aplicação da engenharia e da tecnologia na área da saúde. Já para aquele profissional que não está no mercado, é uma forma de redirecionamento da carreira, abrindo-se uma nova oportunidade de campo de trabalho, agregando valor à sua primeira formação. Vale ressaltar também que os cursos de tecnologia têm duração menor, o que possibilita uma inserção rápida no mercado de trabalho, se comparados aos cursos de bacharelado. Esse é um ponto muito importante.

Conectar: O que está ligado à atividade deste profissional?
Dr. Homero Melo: Sistemas Biomédicos envolve toda a área de engenharia e tecnologia aplicada à saúde. Hoje, os profissionais que compõem a equipe de engenharia clínica fazem parte de um contexto multiprofissional, que envolve não só o aspecto da engenharia, mas também da área técnica e tecnológica. O tecnólogo em Sistemas Biomédicos está vinculado justamente a esse nicho do mercado. Todo hospital tem equipamentos que precisam ser devidamente instalados, gerenciados e ter a manutenção realizada regularmente. Por conta disso, precisa de um profissional dedicado a essa área. O tecnólogo em Sistemas Biomédicos é esse profissional.

Conectar: Não ter facilidade com cálculo deve ser uma preocupação para aqueles que têm interesse no curso de Sistemas Biomédicos?
Dr. Homero Melo: O curso de Graduação Tecnológica em Sistemas Biomédicos, por se tratar de um curso multidisciplinar, envolve a área de exatas e a área da saúde. Dentro de nossa matriz curricular, possuímos disciplinas ligadas à área da engenharia e à área de biológicas. Existem sim disciplinas de cálculo, de física. No entanto, elas não têm o mesmo grau de aprofundamento como em um curso de Engenharia, por exemplo. As esferas de atuação são diferentes. Portanto, essa não deve ser uma preocupação por parte dos alunos interessados no curso.

Conectar: Porque é preciso usar cálculo para trabalhar nessa área?
Dr. Homero Melo: O tecnólogo em Sistemas Biomédicos precisa lidar com a parte computacional, de calibração, projetos e dimensionamento de equipamentos. É muito importante que ele desenvolva a habilidade numérica. Esse profissional entra no Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia (Crea), por isso ele precisa ter essa vivência com cálculo, saber lidar com computadores, com números, com medidas. Isso porque, além da parte de cálculo de física, também existem disciplinas de calibração, metrologia, controle de qualidade.

Conectar: Como o mercado enxerga o profissional de Sistemas Biomédicos?
Dr. Homero Melo: Ao todo, com a FCMSCSP, 8 instituições oferecem este curso no Brasil, embora ele exista há 20 anos no país. Esse ainda é um programa de graduação tecnológica pouco conhecido. Muitas vezes, por não existirem tantos tecnólogos em Sistemas Biomédicos no mercado, os departamentos de engenharia clínica dos hospitais se valem de outras formações para compor uma equipe. É comum que uma equipe como essa seja formada por profissionais de outras áreas, como engenheiros elétricos, eletrônicos, de computação, civis, arquitetos, físicos, técnicos em equipamentos médicos, que se adaptam à área hospitalar. O tecnólogo em Sistemas Biomédicos, por sua vez, já é um profissional direcionado para essa área.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 93, em 26/7/2016. Assine nossa newsletter: http://www.fcmsantacasasp.edu.br.