Enfermagem na Assistência ao Adulto em UTI: inscrições abertas

graziela-ramos-de-souza-fcmscsp

Prof.ª Mestra Graziela Ramos B. de Souza

O curso de Pós-Graduação em Enfermagem na Assistência ao Adulto em Unidade de Terapia Intensiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, que tem inscrições abertas até o dia 22 de julho, volta-se à formação do enfermeiro, nas áreas de assistência, gestão, ensino e pesquisa. Como objetivos gerais do programa, o curso de especialização lato sensu permite ao aluno abordagens como planejar, implementar e avaliar a assistência de enfermagem ao paciente crítico, gerenciar o processo de trabalho em Unidade de Terapia Intensiva Adulto, desenvolver projetos de educação permanente voltados à equipe de trabalho, paciente e família em UTI e realizar estudos investigativos em unidade de atenção ao paciente crítico.

De acordo com a Prof.ª Mestra Graziela Ramos B. de Souza, coordenadora do programa, o curso possibilita o aprimoramento no que diz respeito ao conhecimento científico e proporciona ao enfermeiro o desenvolvimento da assistência de enfermagem para melhorar as práticas assistenciais nas Unidades de Terapia Intensiva adulto. “O programa oferece a oportunidade de desenvolver projeto de pesquisa, a fim de contribuir com o aprendizado de desenvolvimento de projetos para melhorar a qualidade da assistência de enfermagem”, conta.

Além disso, a professora afirma que o programa é de extrema importância, uma vez que o profissional precisa continuar acompanhando as mudanças e inovações presentes no cuidado ao indivíduo: “Principalmente na unidade de terapia intensiva, local onde são assistidos pacientes graves, com necessidades de cuidados de alta complexidade e presença de tecnologia avançada”, completa.

Para a ex-aluna Ana Cristina Porto Ormundo, a especialização a ajudou de forma bastante positiva na profissão: “O curso tem me apoiado nas tomadas de decisões em situações e emergências na minha atuação diária em unidade de terapia intensiva onde o raciocínio clínico e rápido colaboram para um atendimento qualificado e eficaz aos meus clientes.”

Segundo Eliane Gomes Silva Espinosa, também ex-aluna do programa, todos os conhecimentos adquiridos durante o curso foram aplicados em sua trajetória como enfermeira de Terapia Intensiva Adulto: “Até hoje, quando falo que fiz minha Pós-graduação na FCMSCSP, sou avaliada e reconhecida de forma diferenciada. Pude desenvolver habilidades de pesquisa e ampliar meus conhecimentos no desenvolvimento de trabalhos científicos, já que a instituição motiva essa prática”, conta.

Do total da carga horária prevista, o curso de Enfermagem na Assistência ao Adulto em Unidade de Terapia Intensiva da FCMSCSP tem como diferencial 40% de prática clínica em Unidades de Terapia Intensiva adulto.

Inscreva-se aqui
: Enfermagem na Assistência ao Adulto em Unidade de Terapia Intensiva
Coordenação: Prof.ª Mestra Graziela Ramos B. de Souza
Prazo para inscrições: até 22 de julho de 2016
Carga horária total: 450 horas
Duração do curso: 18 meses
Horário: sextas-feiras, das 14h às 22h, e sábados (quinzenalmente), das 8h às 17h.
Investimento total: Matrícula + 17 parcelas de R$ 710,00
Obs.: condições especiais para ex-alunos ou funcionários da Santa Casa de São Paulo.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 92, em 12/7/2016. Assine nossa newsletter: http://www.fcmsantacasasp.edu.br.