Fonoaudiologia nas escolas

A Fonoaudiologia Educacional é uma especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, apesar de o trabalho desse profissional no ambiente de ensino ser bastante antigo. O trabalho do fonoaudiólogo educacional consiste em assessorar e complementar o trabalho dos professores, propondo estratégias e compondo, assim, uma equipe multidisciplinar que atua tanto na educação regular quanto na educação especial inclusiva.

ana_luiza_navas_fcmscsp

Dra. Ana Luiza Navas, diretora do curso de Graduação em Fonoaudiologia da FCMSCSP

De acordo com a Dra. Ana Luiza Navas, diretora do curso de Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, ter um fonoaudiólogo trabalhando por perto na educação é um benefício muito grande para todo o processo de aprendizagem das crianças já que esse profissional contribui não só no momento da alfabetização, mas em todo o desenvolvimento de linguagem, fator essencial para que essa criança consiga evoluir mais e em todos os níveis educacionais: “O fonoaudiólogo educacional tem um papel muito importante nos primeiros anos da educação. Sabemos que na escola também se forma o desenvolvimento da linguagem, a fala, a audição. Mas, em todos os níveis do ensino, o fonoaudiólogo pode ter uma atuação importante, inclusive no ensino superior”, explica.

Quando falamos de educação especial inclusiva, o trabalho do fonoaudiólogo educacional também é fundamental. Afinal, é quem orienta e recomenda aos educadores o que pode e deve ser feito com uma criança com necessidades especiais de comunicação. “Muitas vezes, no caso da síndrome de Down, por exemplo, a criança vai precisar de uma terapia especializada fora do ambiente escolar, mas se a escola tiver um fonoaudiólogo que olhe para todo esse processo, inclusive ao fazer contato com a terapeuta da criança, facilita esse percurso dentro da escola”, conta a fonoaudióloga.

O fonoaudiólogo educacional atua ainda em casos de crianças com transtornos de aprendizagem, deficiência visual, auditiva, autismo, deficiência intelectual, síndromes que resultam em uma deficiência intelectual (como a de Down), crianças com superdotação e altas habilidades, e nas deficiências físicas. “Em alguns casos, como por exemplo, nas paralisias cerebrais, como a crianças têm dificuldades na fala, na coordenação motora e na alimentação, o fonoaudiólogo tem um papel importante orientando os cuidadores – especialmente na alimentação – para que não haja nenhum problema”, comenta a Dra. Ana Luiza.

Outra área de atuação dos fonoaudiólogos dentro das escolas é auxiliar os professores em relação aos cuidados com a voz: “Os problemas de voz dos educadores são um dos principais motivos de afastamento nas escolas. O fonoaudiólogo educacional pode auxiliar, promovendo programas, oficinas que ajudem nesse sentido”, esclarece.

14ª Jornada de Fonoaudiologia da FCMSCSP
A Fonoaudiologia Educacional será um dos temas discutidos na 14ª Jornada Acadêmica do curso de Fonoaudiologia da FCMSCSP. No evento, que acontece nos dias 8 e 9 de setembro de 2016, quinta e sexta-feira, também serão abordados temas como Audiologia, Disfagia, Motricidade oro facial, Saúde coletiva, Voz, entre outros. Neste ano, além de resumos para Apresentação de Pôsteres, será possível submeter resumos para Apresentação Oral. As submissões de trabalhos poderão ser realizadas até 15/7, sexta-feira. Os trabalhos aceitos serão publicados no suplemento da Revista Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Para conferir as normas para envio dos resumos e realizar sua inscrição, acesse o site oficial da 14ª Jornada Acadêmica do curso de Fonoaudiologia da FCMSCSP.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 91, em 28/6/2016. Assine nossa newsletter: http://www.fcmsantacasasp.edu.br.

Anúncios

Sobre Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: