Aluno de Doutorado da FCMSCSP participa de programa de intercâmbio na Austrália

Alisson-Paulino Trevizol-fcmscsp

Alisson Paulino Trevizol

Alisson Paulino Trevizol, aluno de Doutorado em Ciências da Saúde da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, foi um dos seis brasileiros selecionados para participar do programa “Australia–Brazil PhD Exchange”. O programa visa proporcionar aos alunos brasileiros que estejam no segundo ou terceiro ano de doutorado uma experiência, em primeira mão, de pesquisa na Austrália, orientação à cultura australiana e uma introdução à infra-estrutura de ciência e pesquisa naquele país.

Com a oportunidade, Alisson pôde aprofundar os estudos em sua linha de pesquisa do Doutorado, na área de Psiquiatria, chamada “Estimulação Transcutânea do Nervo Vago”, orientado pelo Dr. Quirino Cordeiro Jr., que tem como objetivo entender como funciona a estimulação cerebral. Na ocasião, o estudante teve contato com importantes pesquisadores das universidades de Melbourne e Adelaide e da Academia Australiana de Ciências. “Nós tivemos um resultado bastante positivo nos pacientes que foram estimulados. Foi uma troca de informações. Nós levamos o nosso conhecimento em estimulação de nervos cranianos para a Austrália e trouxemos de volta novas técnicas como o iTBS, feito com uma máquina de estimulação magnética que não tínhamos aqui”, conta Alisson.

Em junho de 2017, o aluno retorna à Austrália a fim de dar início ao seu pós-doutorado que estuda a psiconeuroimunologia, para avaliar quais os efeitos das técnicas de estimulação cerebral no sistema imune do paciente.