Curso de Pós-graduação da FCMSCSP qualifica enfermeiros para atendimentos de urgência e emergência

Aline-Beatriz-Moreira-Gullo-faculdade-santa-casa

Prof.ª Mestra Aline Beatriz Moreira Gullo, coordenadora do curso de Pós-graduação em Enfermagem em Urgência e Emergência com Ênfase em Atendimento Pré-Hospitalar

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo está com inscrições abertas para o curso de pós-graduação em Enfermagem em Urgência e Emergência com Ênfase em Atendimento Pré-Hospitalar. O programa apresenta uma grade curricular abrangente, com professores experientes e capaz de suprir as necessidades de formação acadêmica, além atender às exigências do mercado de trabalho que necessita de profissionais preparados para atuar nesta área crítica da saúde brasileira. De acordo com a Prof.ª Mestra Aline Beatriz Moreira Gullo, coordenadora do programa, o projeto pedagógico do curso foi construído para que o enfermeiro tenha competências e habilidades no atendimento de pacientes adultos, pediátricos e idosos em situações de emergência e urgência: “O especialista atuará com agilidade e abordagem humanizada, por meio do aprendizado dos protocolos de instituições renomadas nacionais einternacionais nas áreas de emergências cárdio/clínicas, ACLS (Advanced Cardiologic Life Support), emergências traumáticas, ATCN (Advanced Trauma Care for Nurses) ou emergências pediátricas, PALS (Pediatric Advanced Life Support), sendo treinado a gerenciar até mesmo o atendimento em catástrofes”, conta. O enfermeiro especialista em Urgência e Emergência pode atuar em unidades de atendimento pré-hospitalar, unidades de saúde 24 horas, pronto socorro, unidade de terapia intensiva geral e neonatal, unidades de internação, tanto em serviços públicos quanto em privados.

De acordo com a professora, o aprimoramento deve ser constante em todas as profissões, principalmente a área de saúde. Isso porque todo atendimento ao indivíduo, em qualquer ciclo da vida e em todas as áreas de atenção, segueprotocolos que são constantemente atualizados. “É necessário que o profissional Enfermeiro esteja sempre engajado e sabedor destas atualizações, pois o mercado exige deste profissional de enfermagem um aprofundamento teórico específico, bem como tomada de decisões adequadas, uma vez que irão interagir diretamente na sobrevida do paciente”, afirma a Prof.ª Aline.

Além disso, com o intuito de promover o exercício do pensamento crítico para o julgamento clínico que possibilita a assistência especializada e diferenciada, o curso contará com aulas práticas, realizadas em Centro de Simulação, onde as todas as situações de urgência e emergência, detalhadas nas aulas teóricas, serão vivenciadas na prática: “O curso tem 80 horas de estágio supervisionado em Pronto Socorro, nos setores de Trauma, Triagem, Pediatria e Psiquiatria, além de Unidade de Atendimento Pré-Hospitalar e Simulado de Atendimento de Catástrofe”, complementa a professora.

O diferencial do curso, segundo a coordenadora desta especialização, é permitir o preparo de profissionais para o mercado de saúde habilitados para atuarem com competência nas situações de Urgência e Emergência nas diversas unidades, intra e pré-hospitalar. “Para isso, contamos com o corpo docente qualificado de renomada experiência nas áreas de urgência e emergência. As situações de aprendizagem são baseadas em estudos de casos com prioridade nas aulas teórico-práticas. Ao final dos módulos, os alunos possuem o estágio curricular que propicia condições para vivenciar situações reais da prática profissional, demonstrada e discutida no decorrer do curso, o que permite o profissional perceber o compromisso social do trabalho em relação ao Sistema Único de Saúde (SUS)”, finaliza a Prof.ª Aline.

Serviço
Com 105 vagas disponíveis, as inscrições para a pós-graduação em Enfermagem em Urgência e Emergência com Ênfase em Atendimento Pré-Hospitalar vão até o dia 11 de julho de 2016.
Obs.: condições especiais para ex-alunos ou funcionários da Santa Casa de São Paulo.
Inscrições no site: www.fcmsantacasasp.edu.br
Início das aulas: 20 de agosto de 2016.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 90, em 14/6/2016. Assine nossa newsletter: http://www.fcmsantacasasp.edu.br.

Anúncios

Sobre Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: