FCMSCSP promove 1ª Jornada de Dor Aguda

magda-aparecida-dos-santos-silva

Dra. Magda Aparecida dos Santos Silva, professora do curso de Graduação em Enfermagem da FCMSCSP

Dentre as condições de dor, a aguda é considerada uma das mais simples no que se relaciona ao controle. No entanto, ainda existem relatos sobre a sua alta prevalência e controle inadequado. Segundo a Dra. Magda Aparecida dos Santos Silva, professora do curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, isso acontece, pois ainda existe desconhecimento sobre o controle da dor, medo dos efeitos colaterais dos opióides* e a avaliação inadequada da dor: “O bom resultado no controle da dor dependerá de ações coordenadas e sistemáticas entre as equipes de saúde, onde cada um desempenhará seu papel, em prol do conforto, bem-estar e segurança do paciente. É possível minimizar a dor do paciente, principalmente, no ambiente hospitalar”, explica.

Entendendo a relevância deste tema, a Diretoria do Curso de Graduação em Enfermagem da Instituição realiza no dia 25 de junho, sábado, a 1ª Jornada de Dor Aguda da FCMSCSP. De acordo com a Dra. Magda, que coordena o evento, o objetivo é discutir os temas bases envolvidos no controle da dor aguda, desde a sua fisiopatologia até o seu controle – que é feito com avaliação e tratamento –, incluindo os efeitos colaterais provenientes do tratamento farmacológico e as repercussões orgânicas provenientes da dor não controlada. “Adicionalmente, discutiremos um tema que vai além das repercussões orgânicas, porque a dor também influencia e é influenciada pelos aspectos psicossociais, fator relevante para a compreensão do profissional para que não se constitua em barreira para o adequado controle da dor”, conta.

Ainda de acordo com a professora, o evento é uma oportunidade para acadêmicos, profissionais da área da saúde e outros profissionais que tenham interesse sobre o tema, de reciclarem seus conhecimentos e discutirem com profissionais que possuem grande experiência na área de dor. “Convidamos a todos a compartilhar deste momento enriquecedor”, finaliza.

O evento é destinado a alunos e profissionais da área de saúde e contará com a presença de palestrantes enfermeiros, médicos anestesiologistas, além de uma psicóloga.

*Grupo de fármacos que atuam nos receptores opióides neuronais. Eles produzem ações de insensibilidade à dor (analgesia) e são usados principalmente na terapia da dor crônica e da dor aguda de alta intensidade.

Serviço: Data e horário: dia 25/6, sábado, das 7h às 12h00.
As Inscrições devem ser feitas pelo site oficial da 1ª Jornada de Dor Aguda da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo até dia 23/6.

Local: Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Auditório Dr. Christiano Altenfelder – Novo Prédio da FCMSCSP (4º andar)
Rua Dr. Cesário Motta Jr., 112, Vila Buarque, São Paulo (SP).

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 90, em 14/6/2016. Assine nossa newsletter: http://www.fcmsantacasasp.edu.br.