Núcleo da FCMSCSP promove direitos humanos

Dra-Tania-Lago

Dra. Tânia di Giacomo do Lago, coordenadora do NDHCIS e professora do Departamento de Saúde Coletiva da FCMSCSP

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, com o intuito de apoiar, conscientizar, educar, prevenir e combater todos os tipos de violência, criou o Núcleo de Direitos Humanos e de Combate à Intimidação Sistemática. Em entrevista ao Boletim Conectar, Tânia Di Giacomo do Lago, coordenadora do NDHCIS e professora assistente do Departamento de Saúde Coletiva da FCMSCSP, comenta sobre como funciona o Núcleo, que tem a Dra. Maria Amélia de Sousa Mascena Veras como coordenadora adjunta, e quando ele pode ser acionado.

Conectar: Qual o objetivo do Núcleo de Direitos Humanos e de Combate à Intimidação Sistemática da FCMSCSP?
Tânia Lago: O Núcleo foi criado pela Diretoria da FCMSCSP atendendo à Lei º 13.185, de 6 de novembro de 2015, que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying). O objetivo é promover os direitos humanos, identificar e enfrentar situações de violação de direitos humanos e de intimidação sistemática.

Conectar: E qual a dinâmica de relacionamento do Núcleo e quem ele atende?
Tânia Lago: A ideia é que o Núcleo promova atividades para ampliar ou para favorecer um ambiente de promoção e de respeito aos direitos humanos, no âmbito acadêmico. Quando nos referimos a isso, estamos considerando tanto o ambiente da FCMSCSP quanto o ambiente da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP). Levamos em conta, assim, toda a comunidade acadêmica, independentemente de em qual prédio ela está localizada, sendo esse o espaço de atuação do Núcleo, do ponto de vista da promoção de atividades pró-direitos.

Conectar: Qual a composição do NDHCIS?
Tânia Lago: Hoje o Núcleo conta com professores de Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, além de representantes da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia São Paulo e estudantes do curso de Graduação em Medicina. Em ordem alfabética, são eles: Giovanni Silva Oliveira, Hudson de Sousa Buck, José Eduardo Lutaif Dolci, Luca Maschião, Manoel Carlos Sampaio de Almeida Ribeiro, Maria Fernanda Terra, Marta Campagnoni Andrade, Mônica Freisinger, Paulo Eduardo Damasceno Melo, Renan Zaramella, Rita de Cássia Boni Zanollo, Rogério Pecchinni e Wilze Laura Bruscato.

Conectar: Em quais casos o Núcleo pode/deve ser acionado e por quem?
Tânia Lago: Nós criamos o e-mail direitoshumanos.santacasa@gmail.com para que qualquer pessoa que atue e esteja presente no espaço acadêmico, seja do corpo docente ou discente, possa se comunicar conosco. Por lá, é possível nos acionar. Além disso, a composição dele é pública, então qualquer pessoa do Núcleo pode ser procurada. A nossa intenção é dar publicidade para datas de reunião habituais do Núcleo para caso alguém queira agendar uma conversa ou um assunto para o Núcleo debater. Por ora, são essas as formas de comunicação. Além disso, a Ouvidoria da FCMSCSP pode nos localizar sempre que tiver algum impedimento por estas formas.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 88, em 17/5/2016. Assine nossa newsletter: www.fcmsantacasasp.edu.br.

Anúncios

Sobre Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: