Professor da FCMSCSP será mestre de cerimônias no Pint of Science

Wagner_Montor_Faculdade_Santa_Casa_SP_PintofScience

Dr. Wagner Montor, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, marca presença no Pint of Science

Em 2012, em Londres, Michael Motskin e Praveen Paul, pesquisadores da Imperial College London, decidiram organizar um evento chamado “Encontro com pesquisadores”, com o objetivo de trazer pacientes com Alzheimer, Mal de Parkinson – e outras doenças que atingem o cérebro e o sistema nervoso – para dentro da universidade e mostrar para essas pessoas os estudos que estavam realizando sobre as doenças.

Certos da importância de divulgar essas informações para a população, os pesquisadores resolveram trazer as discussões para locais mais informais, como bares e restaurantes. Foi assim que nasceu o Pint of Science, festival que traz debates sobre avanços científicos atuais. Em inglês, pint é a medida dos tradicionais copos de cerveja usados em pubs da Inglaterra e na Alemanha.

A primeira edição do festival foi realizada na Inglaterra, em maio de 2013, e reuniu grandes nomes de diversos campos de conhecimento. No Brasil, o Pint of Science aconteceu pela primeira vez em 2015 em São Carlos (SP). Em 2016, o encontro acontece em sete cidades: Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Dourados (MS), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), São Carlos (SP) e São Paulo (SP), nos dias 23, 24 e 25 de maio. O sucesso tem sido tão grande que, este ano, o evento acontecerá em 12 países.

Câncer será tema apresentado por Wagner Montor
Na edição que acontece em São Paulo, quem estará presente discutindo as causas do câncer é o Dr. Wagner Montor, professor do Departamento de Ciências Fisiológicas da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. O professor apresenta o tema “O que de fato sabemos sobre o que pode causar o câncer?”, no dia 25 de maio, quarta-feira, na pizzaria D. Firmina, zona sul da capital, um dos quatro locais onde o evento acontece simultaneamente na cidade.

A oportunidade surgiu por meio de contatos com outros pesquisadores que também são envolvidos com divulgação científica para a comunidade em geral, como o Dr. Wagner que administra no Facebook, a página Wagner Cientista. “Quando surgiu o Pint of Science no Brasil, os coordenadores nacionais e locais do evento, que são colegas de uma destas frentes de divulgação popular – Café na Bancada –, com os quais eu já interagia, me convidaram para falar em um dos dias em uma pizzaria e, naturalmente, o convite foi estendido para que eu coordenasse o evento nesta pizzaria nas três noites”, conta.

Para o Dr. Wagner, esses assuntos que costumam ficar restritos à academia precisam ser discutidos com a população, uma vez que a Ciência é feita com o objetivo de compreender e melhorar o mundo em que vivemos: “O cientista não trabalha para si, mas sim para a sociedade. Logo, trazer para a população um pouco do que é discutido na academia deveria ser natural, uma espécie de retorno a todos os interessados, e é fundamental para o avanço científico que haja harmonia e integração entre os cientistas e a população”, comenta.

A expectativa do pesquisador com o festival é de que as pessoas participem, se divirtam e possam compreender melhor um pouco do que os cientistas fazem. “A ideia é transmitir conhecimento em linguagem simples, mas mostrando como estudos científicos são conduzidos, de modo a conquistar a confiança e interesse das pessoas”, afirma o professor da FCMSCSP.

Para conferir mais informações e a programação completa, acesse o site do festival pelo link: http://goo.gl/E9qUHC.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 88, em 17/5/2016. Assine nossa newsletter: www.fcmsantacasasp.edu.br.

Anúncios

Sobre Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: