Saiba quais são as causas, sintomas e tratamento da anemia

Rodolfo Cançado

Rodolfo Cançado, professor adjunto e chefe da disciplina de Hematologia e Oncologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Cansaço, dor de cabeça, tontura, irritabilidade, falta de atenção. Esses são alguns sintomas da anemia. Mesmo sendo muito comum em crianças, a doença também pode atingir adultos e, em 90% dos casos, a principal causa é a falta de ferro, que está presente no interior dos glóbulos vermelhos e é parte integrante de uma proteína chamada hemoglobina.

Segundo Rodolfo Cançado, professor adjunto e chefe da disciplina de Hematologia e Oncologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, os glóbulos vermelhos são as células sanguíneas responsáveis por levar o oxigênio a todas as células do organismo e por isso são tão importantes: “Ferro de menos no corpo faz mal. Quando falta ferro, falta oxigênio e isso traz consequências negativas para a nossa saúde”, explica.

Além disso, de acordo com Dr. Cançado, as crianças podem ter dificuldade de aprendizagem, infecções com mais frequência, e atraso de crescimento. Os adultos, por sua vez, toleram menos os exercícios, têm menor rendimento no trabalho, podem ter palpitação, falta de ar, desânimo e, às vezes, até simular um quadro de depressão.

O diagnóstico da anemia, acrescenta o professor, é tão importante quanto o seu tratamento. Isso porque a doença é um sinal de alerta de que algo está errado com a saúde da pessoa: “O primeiro sinal de um tumor de estômago ou de cólon é a anemia. Portanto, se não investigarmos a pessoa com anemia, podemos perder a chance de fazer o diagnóstico de um tumor numa fase ainda potencialmente curável. É preciso procurar a ajuda do médico. O diagnóstico de anemia é importante, mas a pessoa não deve ficar sossegada enquanto a causa da anemia não for esclarecida.”

O tratamento mais indicado em casos de anemia, segundo o professor da FCMSCSP, é o uso de medicamentos à base de ferro combinado com uma dieta rica em fontes de ferro. “A dieta rica em ferro pode ser suficiente para prevenir a deficiência de ferro, mas o tratamento com medicamentos também é muito importante”, esclarece. A dieta mais indicada para quem tem anemia, afirma o Dr. Cançado, é à base de carne: “As carnes em geral, que são ricas em ferro heme, principalmente fígado, coração, peixes como sardinha em lata e frango são ideais. Além disso, o ferro não heme, presente no feijão, lentilha e nas verduras escuras (couve, brócolis, agrião, rúcula, espinafre, beterraba), apesar de menos absorvido que o ferro das carnes, pode ser uma grande ajuda.”.

Anúncios

Sobre Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: