Pesquisa sobre Alzheimer: recrutamento de voluntários 2016

Alzheimer_Pesquisa_Faculdade_Santa_Casa_de_SPA Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo desenvolve estudos sobre o Alzheimer, na busca de novas formas de tratamento e prevenção desta doença, por meio do Grupo de Pesquisas em Neurofarmacologia do Envelhecimento (GPNFE), liderado pelo professor Dr. Hudson Buck, chefe do Departamento de Ciências Fisiológicas da Instituição.

Há nove anos, o Grupo de Pesquisa começou analisar o uso de microdoses de lítio no tratamento do mal, que mostrou eficácia em impedir o declínio cognitivo do paciente, sem efeitos colaterais relatados.

Buscando entender como essa dosagem de lítio modula o cérebro, estabelecendo uma pausa no declínio da memória, a Dra. Marielza Nunes, membro do GPNFE e pós-doutoranda da FCMSCSP e Marília Albuquerque, membro do grupo e doutoranda da Faculdade, estão desenvolvendo o projeto ELIMDA – Estudo com Lítio, em Microdose, para Doença de Alzheimer–, sob a coordenação do Dr. Hudson Buck.

Recrutamento de voluntários 2016

Para continuar o desenvolvimento da pesquisa, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo divulga a segunda chamada para recrutamento de pacientes voluntários. Para participar da seleção para o estudo, o paciente precisa:

• ter 60 anos ou mais,
  • ter o diagnóstico da doença de Alzheimer no estágio leve ou moderado,
  • estar tomando os medicamentos prescritos para doença de Alzheimer pelo médico responsável,
  • ter um cuidador que se responsabilize pela participação efetiva no estudo,
  • ter disponibilidade para consultas frequentes na Santa Casa de São Paulo,
  • aceitar participar do estudo por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

Para se candidatar, clique aqui.

O participante do estudo contará com uma equipe multiprofissional para a avaliação e atendimento, além de ter acesso a exames periódicos sem nenhum custo. A pesquisa é coordenada pelos professores Dr. Hudson Buck e Dra. Maria Fernanda Mendes. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail elimda@fcmsantacasasp.edu.br ou pelo tel. da FCMSCSP: (11) 3367-7790.