Programa Expedições Científicas e Assistenciais: alunos da FCMSCSP estão a caminho de Palmital (SP)

Estudantes dos cursos de Graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, acompanhados de professores e profissionais de saúde, já estão a caminho da cidade de Palmital (SP) para a 12ª edição do Programa Expedições Científicas e Assistenciais (PECA).
peca 2016

O Programa é realizado desde 2004 e tem como objetivo promover atendimentos gratuitos na área de saúde em várias cidades de São Paulo, envolvendo professores, estudantes e profissionais de diversas especialidades, além de proporcionar o aprendizado na prática, para os alunos da Instituição. A cada edição, cerca de 250 estudantes e 150 profissionais participam do evento.

A primeira fase na cidade de Palmital ocorreu em 2015 e, neste ano de 2016, profissionais e acadêmicos retornam à cidade para reavaliação de pacientes. Os serviços vão desde consultas médicas e exames até pequenos procedimentos e cirurgias. Em parceria com a prefeitura de Palmital, na atual expedição, o PECA atende, em média, 500 pessoas a cada edição, com estrutura para pequenas cirurgias, atendimentos em clínica médica, geriatria, ortopedia, otorrinolaringologia, odontologia, fisiatria, ginecologia, pediatria, entre outras especialidades.

O Programa também oferece palestras e ações preventivas com o objetivo de difundir informações sobre saúde para moradores da cidade. A edição 2016 do PECA tem por patrocinadores o Hospital Samaritano, a Associação Paulista de Medicina, o Instituto Pensi e a Wickbold e recebe o apoio da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, da Prefeitura e da Secretaria de Saúde de Palmital. A expedição será finalizada no dia 27 de janeiro.