Conheça um pouco da vida acadêmica de um aluno do curso de Graduação Tecnológica em Sistemas Biomédicos da Faculdade Santa Casa de SP

Guilherme-Rodrigues-Martins (1)

Guilherme Rodrigues Martins

Ingressar na vida acadêmica, seja qual for o curso, não é uma tarefa simples. Conhecer os campos de atuação, o mercado de trabalho, além de combinar as habilidades pessoais com a carreira pretendida são fatores fundamentais para fazer a escolha mais acertada. Com o objetivo de comentar o percurso de um estudante do curso de Graduação Tecnológica em Sistemas Biomédicos, o Conectar apresenta Guilherme Rodrigues Martins, aluno do segundo semestre do curso na FCMSCSP.

Conectar: Por que optou por fazer Sistemas Biomédicos?
Guilherme: Decidi, em 2014, que faria uma faculdade na área de Sistemas Biomédicos já motivado pelo trabalho e por minha vontade de aprender mais sobre as tecnologias utilizadas em equipamentos médicos.

Conectar: O que sabia sobre a área escolhida?
Guilherme: Fiz um curso profissionalizante no Senai Almirante Tamandaré e sou formado em Técnico em Mecatrônica pela ETEC Lauro Gomes, ambos em São Bernardo do Campo (SP).  O meu primeiro emprego foi com manutenção e gerenciamento de equipamentos hospitalares, em 2012. Assim, já comecei a gostar de tudo que envolvesse novas tecnologias vinculadas aos equipamentos biomédicos. Aprendi sobre processos de dentro e de fora de hospitais, fluxo de manutenção e sobre o funcionamento de componentes dos equipamentos. Comecei a gostar da área de gerenciamento dessas tecnologias e, a partir disso, veio a vontade de fazer o curso.

Conectar: Como decidiu que estudaria na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo?
Guilherme: Minha escolha pela FCMSCSP ocorreu por três motivos:  primeiro, por ser o único curso ofertado nessa área na cidade de São Paulo; segundo, por ter um valor acessível; e terceiro, pela tradição e pela excelência que os cursos de graduação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa  de São Paulo possuem.

Conectar: O curso na FCMSCSP atendeu as suas expectativas?
Guilherme:
 O curso vem superando as minhas expectativas por se tratar de uma mescla de disciplinas na área de exatas e disciplinas na área de biológicas. Acredito que isso é fundamental para a formação do profissional, que se preocupará tanto com os aspectos tecnológicos quanto com o paciente que receberá o tratamento ou diagnóstico, por meio de um equipamento.

Conectar: Há algum diferencial do curso que gostaria de mencionar?
Guilherme: Os professores, doutores e mestres, contribuem não somente dentro de sala de aula, mas também se comprometem com os estudantes por meio do e-mail, caso os alunos tenham dúvidas ou precisem de orientação com relação à matéria. Sinto que por ser um curso novo todos estão muito entusiasmados e nos oferecem todo o suporte que precisamos.

Conectar: Como você consegue lidar com dificuldades que podem surgir ao longo de qualquer curso de Graduação?
Guilherme:
 Consegui melhorar meu desempenho justamente conversando com os professores dentro e fora da sala de aula, pedia orientações sobre a melhor forma de estudar, seja pelos livros na biblioteca da Faculdade ou por artigos científicos indexados em base de dados on-line.

Conectar: Para quem está na dúvida ou quer saber mais sobre o curso de Sistemas Biomédicos qual conselho daria?
Guilherme: Quem estiver com dúvidas sobre o curso e a área de atuação deve participar de eventos de tecnologia voltados para área hospitalar, feiras e palestras de profissionais atuantes na área de engenharia clínica e biomédica. Haverá a Semana de Sistemas Biomédicos, na própria Faculdade da Santa Casa de SP, no ano de 2016. Aconselharia também a todos que queiram mais informações a ficarem ligados no Portal da Faculdade. Acredito que conhecimento é fundamental para o desenvolvimento profissional e esse conhecimento alinhado à inovação e compromisso da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo transformará o estudante de hoje no profissional atuante de amanhã.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 79, em 2/12/2015. Assine nossa newsletter: http://www.fcmsantacasasp.edu.br.

Anúncios

Sobre Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: