Radiologia: você conhece as áreas em que pode seguir carreira?

radiologiaPara esclarecer o que é necessário para exercer a profissão ao concluir o curso de Graduação em Tecnologia em Radiologia, o Conectar apresenta uma entrevista realizada com os professores da Diretoria dos Cursos de Tecnologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Confira o passo a passo e as áreas nas quais é possível seguir carreira.

Conectar: Ao se formar em Radiologia é necessário algum registro para executar a profissão?
Diretoria: Sim, a profissão é regulamentada  pela Lei 7.394/85, que define os cinco ramos de atuação do profissional na área de Radiologia. O Conselho Nacional de Técnicos e Tecnólogos em Radiologia (Conter) e suas respectivas regionais controlam o exercício da profissão. A regional correspondente a São Paulo é a 5º Região CRTR/SP. Vale destacar que a FCMSCSP, recentemente, firmou um acordo de cooperação com o órgão máximo da classe, o Conter.

Conectar: Qual é o procedimento para adquirir o registro?
Diretoria: O procedimento consiste em encaminhar à regional a documentação necessária. Existem duas modalidades de registro: a primeira delas é provisória e pode ser requerida mediante a certificação de conclusão de curso e histórico escolar. A segunda modalidade é a definitiva e depende da apresentação do diploma. Para ambas as modalidades há a necessidade da apresentação da declaração de conclusão de estágio. A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo segue fidedignamente todas as recomendações, tanto na formação quanto na questão documental que os egressos devem apresentar.

Conectar: Quais são as áreas em que um radiologista pode atuar? Como é o seu trabalho?
Diretoria: O tecnólogo em Radiologia pode atuar em diversas frentes de trabalho, tais como: hospitalar, industrial e treinamento médico hospitalar (aplication), além de pesquisa e desenvolvimento. A ênfase da formação concerne na operacionalidade de equipamentos de diagnóstico por imagem, dos quais destaco: radiologia convencional; radiologia especializada; radiologia intervencionista; tomografia computadorizada; ressonância magnética; medicina nuclear; radiologia veterinária e odontológica; radioterapia e radioisotópicos. Já o treinamento médico consiste nos equipamentos de ultrassonografia e na operacionalidade de novos recursos disponíveis pelos inúmeros fabricantes, que dispõem de muitos tecnólogos em seu quadro de colaboradores na condição de especialista de sistemas (aplication).

Conectar: Como está o mercado de trabalho atualmente?
Diretoria: O mercado está bastante aquecido. O advento de novas tecnologias no diagnóstico por imagem exige um conhecimento abrangente de todas as ciências condizentes com os grandes centros médico-hospitalares. Cabe salientar que São Paulo concentra um dos maiores parques de equipamentos de diagnóstico e terapia do hemisfério sul. Há também o projeto do Ministério da Saúde para expansão da cobertura de atendimento em radioterapia, que implantará novos centros de tratamento com até 80 novos aceleradores lineares e equipamentos para braquiterapia, além da instalação da fábrica desses equipamentos e de um centro de treinamento em território nacional (Jundiaí). Será a primeira fábrica desse tipo de equipamento na América Latina.

Conectar: Como a FCMSCSP prepara o aluno do curso de Graduação em Tecnologia em Radiologia para o mercado de trabalho?
Diretoria: Temos docentes atuantes e renomados no mercado de trabalho. Dispomos de campo de estágio com todos os métodos de diagnóstico por imagem, bem como a esfera que não corresponde ao diagnóstico, mas equivale à radioterapia. O aluno tem todo o respaldo da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, cujo compromisso é formar profissionais comprometidos com a visão humana, inovadora e condizente com as novas tendências de mercado. Além disso, a FCMSCSP oferece aos alunos o acesso ao parque tecnológico da radiologia que conta com equipamentos modernos e modalidades diagnósticas como radiologia geral e contrastada, angiografia e hemodinâmica, tomografia computadorizada, ressonância magnética, radiologia odontológica e ultrassonografia além do acompanhamento de procedimentos cirúrgicos guiados por imagem. Também oferecemos os cursos de Extensão e de Pós-graduação em Diagnóstico por Imagem, além de outros programas de tecnologia, com o intuito de preparar e qualificar ainda mais os profissionais para a concorrência do mercado de trabalho.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 79, em 2/12/2015. Assine nossa newsletter: http://www.fcmsantacasasp.edu.br.

Anúncios

Sobre Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: