Enfermagem: você conhece os procedimentos para a residência?

Dra.-Maria-do-Carmo-Querido-Avelar

Dra. Maria do Carmo Querido Avelar

Nesta edição, a Dra. Maria do Carmo Querido Avelar, diretora do curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, relata quais são os processos que um enfermeiro pode passar ao se formar na área.

Conectar: Como funciona a residência para enfermeiros?
Dra. Maria do Carmo: A residência de Enfermagem é uma modalidade de ensino de Pós-graduação lato sensu destinada a enfermeiros, caracterizada pelo desenvolvimento das competências técnico-científicas e ética dos profissionais em um processo de educação/ensino em serviço. A residência, desenvolvida em regime de dedicação exclusiva, é realizada sob a supervisão docente – assistencial, em um programa de cooperação intersetorial que fornece o preparo qualificado dos profissionais para sua inserção no mercado de trabalho, particularmente em áreas prioritárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Os Programas de Residência em Enfermagem encontram-se inseridos em Área Profissional da Saúde e orientam-se pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, a partir das necessidades identificadas e realidades locais e regionais, advindo daí suas especificidades. A residência em enfermagem deve contemplar um programa de integração ensino-serviço-comunidade, desenvolvido por intermédio de parcerias com gestores, trabalhadores e usuários dos serviços de saúde.

Conectar: Como é o procedimento para adquirir o registro no Conselho Regional de Enfermagem em São Paulo?
Dra. Maria do Carmo: O registro de especialista, na modalidade de residência em Enfermagem é concedido aos enfermeiros, inscritos no COREN, egressos dos Programas de Residência em Enfermagem e que atendam aos padrões mínimos estabelecidos pelo Conselho Federal de Enfermagem.

Conectar: Como a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo prepara o aluno para o mercado de trabalho?
Dra. Maria do Carmo: O curso de Graduação em Enfermagem como processo formativo escolar desenvolve suas atividades atendendo às medidas dos órgãos governamentais; as mudanças de ordem econômico-sociais e de saúde e as preocupações com as questões emergentes de saúde, com o intuito de fornecer mecanismos vinculados à capacidade de dar respostas aos problemas concretos da população. Na formação para o exercício profissional existe um processo de preparo de aluno para a aquisição contínua de competências voltadas à qualificação clínico – epidemiológica, ético-política e social, na área assistencial, administrativa e educativa.

Conectar: E se um enfermeiro opta por não fazer uma especialização, ele está preparado para atuar na área?
Dra. Maria do Carmo: O enfermeiro, egresso do curso de Graduação, tem como perfil profissional a formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, com base pluralista nos domínios gerais da atenção à saúde, estando, portanto, apto para o mercado de trabalho. A especialização não é uma exigência para a prática do profissional, entretanto, acredita-se constituir um processo de elevação da qualidade do seu desempenho no trabalho, pautado pela proposta da educação continuada.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 78, em 24/11/2015. Assine nossa newsletter: http://www.fcmsantacasasp.edu.br.

 

Anúncios

Sobre Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: