Lesões do joelho mais frequentes em cada idade

A criança, quando é estimulada a praticar um esporte incessantemente, pode ter lesões tendinosas, de cartilagem ou musculares. Porém, o indivíduo mais sujeito à lesão é o adulto jovem até chegar à idade madura, principalmente aos “atletas de fim de semana”, ou seja, o indivíduo que trabalha 8 horas por dia na semana e no final de semana vai ao clube ou agremiação jogar uma partidinha ou fazer um tênis. Se o indivíduo não tem os músculos treinados por exercícios regulares para conseguir bom alongamento, força muscular e uma boa amplitude de movimentos, o problema pode ser mais sério. “Sem sua defesa automática frente à força ou acontecimento inesperado, como um escorregão, ele pode sofrer uma ruptura de ligamento, uma lesão interna do joelho, a qual a mais frequente é a lesão do menisco acompanhada de lesões de cartilagem articular – e isso vai levar à necessidade de um tratamento. E se a lesão for grande, será um tratamento cirúrgico que, em geral, é reversível, mas que seria perfeitamente evitado se ele fizesse sempre uma profilaxia, isto é, a prevenção mediante o treinamento racional, semanal, sempre acompanhado por um educador físico”, orienta Dr. Osmar Pedro Arbix de Camargo, especialista em Trauma de Joelho, vice-diretor do curso de Graduação em Medicina e professor adjunto do Departamento de Ortopedia e Traumatologia,da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo..

Tipos de lesões em cada esporte
Geralmente, dentre os atletas dedicados à corrida, a queixa mais comum, surge quando aumenta-se a velocidade ou distância percorrida para se atingir um determinado nível de performance, o que poderá fazer com que apresente, por fadiga, distensões musculares ou lesões cartilaginosas, muscular ou condral. “Na corrida, uma das lesões frequentes da articulação do joelho acontece na hora do impulso que o indivíduo costuma ter com o objetivo de conseguir jogar seu corpo para frente forçando o aparelho extensor – formado pela musculatura anterior, a patela e o ligamento que se insere na tíbia – nos saltos também, no caso de obstáculos ou em corridas em locais íngremes, situação na qual é preciso que o joelho tenha toda a estabilidade necessária para conseguir vencer os obstáculos que vão surgindo como o terreno irregular, por exemplo, tanto no impulso quanto na frenagem”, elucida.
No ciclismo, se houver muito esforço, podem ocorrer lesões no aparelho extensor entre a rótula e o fêmur, podendo alterar a cartilagem. No entanto, em quedas, quando há um choque forte ao solo, podem surgir lesões mais sérias como a fraturas da patela, tíbia e fêmur.
Em atividades artísticas como o balé, na ginástica olímpica ou até em artes marciais, as principais lesões ocorrem por torções que se forem mais intensas podem ocasionar fraturas e lesões de ligamentos, que levam a uma instabilidade do joelho impedindo o uso normal da articulação. “No futebol e basquete, por exemplo, é possível que aconteçam torções que lesem estruturas internas do joelho como os meniscos ou ocorrência de fraturas intra-articulares que exigem um tratamento cirúrgico imediato”, conclui o Dr. Camargo.

Anúncios

Sobre Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: