Grupo de Estudos da FCMSCSP lança aplicativo para médicos

Que a inovação é um valor presente na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo todo mundo já sabe. O que, provavelmente, você ainda não sabia é que o Grupo de Estudos da Pancreatite Aguda da FCMSCSP desenvolveu recentemente um aplicativo para celular: o iPancreas. Voltado a médicos e a estudantes de Medicina, o objetivo do novo app é tornar o diagnóstico, o acompanhamento e o tratamento da pancreatite aguda mais fácil, acessível e padronizado, evitando complicações da doença.

A novidade vem ao encontro da tendência mundial no uso de tecnologias móveis por profissionais da saúde. Em 2013, mais de 74% dos médicos entrevistados em um estudo conduzido pela rede de agências WPP afirmaram que já usavam seus smartphones com fins profissionais. Na pesquisa, 31% desses médicos revelaram utilizar os dispositivos móveis para apoiar a realização de diagnósticos e 39% para cálculos clínicos. Do total, 43% dos médicos afirmaram ainda que efetuavam pesquisas sobre novos e atuais medicamentos por meio de seus dispositivos móveis.

Dr. Tercio De Campos, professor do curso de Graduação em Medicina da FCMSCSP

Dr. Tercio De Campos, professor do curso de Graduação em Medicina da FCMSCSP e idealizador do projeto, e o Grupo de Estudos da Pancreatite Aguda da FCMSCSP

De acordo com o Dr. Tercio De Campos, professor do curso de Graduação em Medicina da FCMSCSP e idealizador do projeto, as informações do aplicativo iPancreas foram baseadas na conduta adotada no Pronto Socorro Central da Santa Casa de São Paulo para a pancreatite aguda, disponível no livro “Pancreatite Aguda”, em co-autoria com o Dr. Samir Rasslan, e no Guideline mais atual (2013) do American College of Gastroenterology para a conduta na pancreatite aguda.

“Além de todo o envolvimento do Grupo de Estudos da Pancreatite Aguda para realizarmos este projeto, tivemos a fundamental colaboração do Angelo Chelotti Duarte, aluno do 4º ano de Medicina, que desenvolveu o aplicativo para que pudéssemos disponibilizá-lo a todos os profissionais interessados”, acrescenta o Dr. Tercio. Colaboraram também para a realização do projeto os alunos Aline Celeghini Rosa Vicente, Bruna do Nascimento Santos, Rodrigo de Almeida Mastrorosa e Victor Minari Campos, com o apoio do Centro Acadêmico Manoel de Abreu.

Baixar_iPancreas_Faculdade_Santa_Casa_de_SP

Baixe o iPancreas
O app iPancreas apresenta para o usuário diversos recursos, como as opções de consulta sobre critérios diagnósticos para a pancreatite aguda, a classificação de gravidade, calculadoras de scores de gravidade (SOFA, Marshall, APACHE II, Balthazar, Ranson, Balthazar-Ranson, classificação de Atlanta 2013, critérios de gravidade) e ainda um fluxograma para a conduta passo a passo para a pancreatite aguda, com a possibilidade de salvar os dados de cada paciente.

Interessado no aplicativo? Faça download do iPancreas na Google Play Store (Android) ou na Apple Store (iOS).

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 77, em 4/11/2015. Assine nossa newsletter: http://www.fcmsantacasasp.edu.br.

Anúncios

Sobre Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado.

One Response to Grupo de Estudos da FCMSCSP lança aplicativo para médicos

  1. Parabéns à toda a equipe que colaborou no desenvolvimento do aplicativo iPancreas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: