Enfermagem FCMSCSP: ensino de qualidade e desenvolvimento

Natália-Sarracceni-Tedesco

Natália Sarracceni Tedesco

Formada no ano de 2007, no curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Natália Sarracceni Tedesco é pós-graduada em Enfermagem na Assistência ao Adulto em Unidade de Terapia Intensiva, pela FCMSCSP, e em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade São Luís de Jaboticabal. Natália já fez parte da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual Vila Alpina, da UTI do Hospital Central da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, da UTI do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e da UTI do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. “No ano de 2012, recebi o convite para ocupar o cargo de enfermeira da Educação Continuada no Hospital Santa Isabel, administrado pela ISCMSP”, completa a enfermeira que também ocupa o cargo de analista de desenvolvimento humano, da área de Educação Corporativa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, e ministra aulas para cursos de pós-graduação lato sensu na Universidade de Guarulhos. Confira mais informações sobre os tempos em que a egressa era aluna da FCMSCSP.

Conectar – Por que optou por Enfermagem?
Natália – Após o término do ensino médio, eu sabia muito bem quais cursos não realizar. Nunca tive afinidade com números e fórmulas; a área de exatas estava fora de cogitação! Mas não fazia ideia de qual curso seguir. A escolha pela faculdade de enfermagem sofreu a influência direta da minha mãe, que sempre dizia que caso não tivesse cursado a faculdade de psicologia, teria optado pela enfermagem. Assim, apenas após iniciar o curso é que tive a certeza de que a enfermagem seria a minha área de atuação profissional.

Conectar – E quando decidiu que faria o curso na FCMSCSP? Quais critérios lhe ajudaram na escolha?
Natália – Quando prestei o vestibular da Fuvest era possível escolher a primeira e a segunda opção de faculdade. Pelo fato de ser particular, a FCMSCSP era a minha segunda opção. Após saber o resultado do vestibular, ainda antes da matrícula, pesquisei melhor sobre a FCMSCSP e observei que se tratava de uma faculdade conceituada na área médica, reconhecida como o primeiro local do estado de São Paulo a formar médicos e cirurgiões, sendo o berço dos cursos de medicina da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal de São Paulo. Com tamanha expertise e tradição na formação médica, iniciei o curso de Graduação em Enfermagem com a certeza de ter feito a escolha pela faculdade certa.

Conectar – Pode nos contar um pouco da sua experiência como aluna da FCMSCSP?
Natália –
Bastou o início das aulas para que eu tivesse a certeza de que havia realizado a escolha certa, pois a FCMSCSP conciliava a tradição de uma instituição reconhecida nacionalmente pelo ensino de qualidade e o desenvolvimento de pesquisas, somado à filantropia e à realização de projetos sociais, caracteríscos das Santas Casas. Como aluna, procurei participar de todas as oportunidades de ensino que a Faculdade poderia me proporcionar; assim, fui monitora de algumas disciplinas, como Pediatria e Antropologia Filosófica. Dessa forma, eu cursava a graduação no período matutino e ocupava as minhas tardes estudando na biblioteca ou desenvolvendo as atividades de monitoria.

Conectar – De que maneira o curso contribuiu para o seu crescimento profissional?
Natália – Antes da faculdade, eu nunca havia entrado em um hospital. Tudo que aprendi na FCMSCSP e nos corredores e unidades da Santa Casa constituíram o alicerce de minha formação acadêmica e trajetória profissional bem-sucedida. Além da qualidade do ensino e da notoriedade no desenvolvimento de pesquisas científicas, o caráter ético, humanitário e social, impressos na formação dos profissionais formados pela FCMSCSP, constituem um diferencial no mercado de trabalho.

Conectar – Existem desafios que você enfrenta na carreira e que consegue aplicar na prática o que foi aprendido na Faculdade?
Natália – A formação ética que desenvolvi durante os anos de graduação na FCMSCSP, sem dúvida me auxiliou no manejo de desafios importantes frequentemente presenciados na prática assistencial.

Conectar – Hoje em dia qual a sua relação com a Faculdade?
Natália – Pelo vínculo que criei com alguns professores e também por atuar na área da educação, esporadicamente, sou convidada para ministrar aulas na disciplina não obrigatória de pacientes críticos do curso de Graduação em Enfermagem.

Conectar – Que dicas você dá para quem deseja cursar Enfermagem?
Natália – A enfermagem é uma profissão encantadora. E não é preciso iniciar um curso de graduação para perceber isso: todos nós já precisamos ou conhecemos alguém que necessitou dos serviços prestados por um enfermeiro. Como é bom sentir-se respeitado e seguro durante o atendimento de um profissional que se dedicou por anos simplesmente pela satisfação em cuidar do próximo. Hoje, eu não me enxergaria realizada atuando em outra área. A formação na área da enfermagem proporciona oportunidades de trabalho que vão além dos muros do hospital: atuação no segmento de saúde ocupacional em empresas diversas, cuidado domiciliar, participação em programas governamentais de vigilância sanitária, atuação na área de ensino e pesquisa, entre outras. Fico grata pelo convite em participar da entrevista e em poder compartilhar minhas experiências e (boas) recordações do período em que fui aluna da FCMSCSP. É sempre com grande satisfação e orgulho que digo e repito: sou filha da Santa Casa de São Paulo.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 76, em 21/10/2015. Assine nossa newsletter: http://www.fcmsantacasasp.edu.br.