Professores da FCMSCSP participam da adaptação do livro “Endocrinologia Pediátrica”

4-edição-endocrinologia-pediatricaA diabetes é uma das doenças endócrino-metabólicas mais comuns na infância. Os casos entre crianças aumentam em todo o mundo e aproximadamente 78 mil menores de até 15 anos desenvolvem a patologia, todos os anos, segundo a Federação Internacional de Diabetes. Para ajudar especialistas no diagnóstico e tratamento de uma série de distúrbios como este, a Elsevier lança no Brasil a 4ª edição de Endocrinologia Pediátrica, do professor de pediatria da Escola de Medicina da Universidade de Pittsburgh, Mark A. Sperling.

Para a adaptação do livro à realidade do país, a obra contou com a colaboração de profissionais de vários países, representantes de laboratórios avançados e com carreiras clínicas ativas, além de médicos brasileiros de renomadas instituições de ensino e saúde, como os professores Dr. Carlos Longui e Dra. Cristiane Kochi, do Departamento de Ciências Fisiológicas da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

O objetivo é estabelecer uma ponte entre o progresso crescente na ciência biomédica, com pesquisa das doenças, causas e meios de tratá-las, e a prática clínica de endocrinologia pediátrica.

Estudantes, profissionais atentos às necessidades de atualização e pesquisadores vão se beneficiar de informações sobre as mudanças na área ocorridas nos últimos cinco anos. Já as novidades sobre diabetes incluem a descoberta da betatrofina, que regula a massa de células, e a iminente aplicação dos chamados “sistemas de circuito fechado”, como o pâncreas artificial, para o tratamento de crianças com diabetes melittus tipo 1 (bombas de infusão de insulina, integradas a um sistema de monitoramento contínuo de glicose, que reduzem os períodos de hipoglicemia dos pacientes em comparação ao sistema de administração de insulina tradicional).

O livro está dividido em seções, com visão geral e evolução histórica da especialidade e seus aspectos pediátricos originais, uma revisão de princípios da endocrinologia molecular e genética, e os métodos utilizados para compreender, investigar e tratar os pacientes.

Anúncios

Sobre Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: