Pesquisadores do Futuro: inúmeros motivos para vivenciar o programa

Rafael-Deyrmandjian-Rosalino

Rafael Deyrmandjian Rosalino

Estão abertas as inscrições para o Pesquisadores do Futuro, programa de intercâmbio administrado pelo Núcleo de Relações Internacionais (NRI) da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Dessa forma, entre os dias 14 e 22 de setembro, a FCMSCSP selecionará 15 alunos do 2º e 3º anos dos cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia da Instituição, para estágios em universidades e centros de pesquisa nos Estados Unidos e Europa. “A iniciativa é um grande privilégio que permite aos alunos vislumbrarem como a pesquisa é desenvolvida em centros de ponta, permitindo uma visão além da realidade nacional a que somos limitados”, define Rafael Deyrmandjian Rosalino, aluno do 4° ano de Medicina que teve a oportunidade de conhecer por 60 dias a Yale University, em New Haven, Connecticut, Estados Unidos.

O estudante se candidatou no programa para ter a oportunidade de conhecer um centro de pesquisa de referência mundial e saber como a ciência e a medicina são desenvolvidas nele. “A experiência foi única. Conheci um dos grandes pesquisadores da área da neurociência, em um laboratório com uma dinâmica única de participação mútua e respeito entre todas as pessoas independentemente do nível hierárquico. Isso me permitiu observar a possibilidade de se desenvolver trabalhos em projetos em um ambiente leve e que favorecia a integração”, relembra com entusiasmo.

Durante os meses de duração do programa, Rafael conta que o maior desafio foi o de adaptação. “Foram coisas básicas, como aprender a me locomover pela cidade, me adaptar aos horários, entender alguns costumes e práticas americanas. Tive muita ajuda da dona da casa em que me hospedei, mas essas questões são solucionadas com a prática e a passagem do tempo”, completa o futuro médico. Rafael, inclusive, recomenda aos alunos que venham a passar por essa experiência de intercâmbio que “estejam de mente aberta para essa experiência nova, e não deixem o medo ou a ansiedade os atrapalharem”. E também reforça: “Aprendam tudo o que puderem, em todos os âmbitos. Não tenham medo; corram atrás”.

Para participar do Programa Pesquisadores do Futuro, os alunos da FCMSCSP devem consultar as informações disponíveis no Portal FCMSCSP.
No próximo boletim

Livia Maria Gruber Holland, aluna do 4º ano de Graduação em Medicina, revela como foi vivenciar 60 dias de pesquisa e ensino no Instituto de Câncer Dana-Farber – Harvard Medical School.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 73, em 9/9/2015. Assine nossa newsletter: http://www.fcmsantacasasp.edu.br.

Anúncios

Sobre Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: