A vida profissional do adulto com dislexia

Em relação à vida profissional de uma pessoa com dislexia, a Dra. Ana Luiza Navas, diretora do curso de Graduação em Fonoaudiologia da FCMSCSP, explica que “na Inglaterra existem programas de adaptação para empresas, caso ela utilize e-mail para comunicação e há uma pessoa disléxica no quadro de funcionários, há a possibilidade dessa pessoa responder o e-mail por mensagem de voz, pois o disléxico não vai conseguir ler e responder rapidamente. Existem até manuais. No Brasil, ainda estamos longe disso. Para se ter uma ideia, a Juliana Rodrigues dos Santos Ramos, ex-aluna do Mestrado profissional em Saúde da Comunicação Humana da FCMSCSP, fez um levantamento seguindo o ranking das 10 melhores universidades públicas e particulares do Brasil e o QS World University Rankings para acompanhar as 10 melhores universidades do exterior, para descobrir quantas possuem um Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) e em quantas instituições a questão da dislexia era contemplada. Cinco universidades brasileiras, sendo três privadas e duas públicas, não possuíam NAI e somente quatro instituições, duas públicas e duas privadas, incluíam os Transtornos Específicos de Aprendizagem. Já no exterior todas possuíam NAI e apenas uma não contemplava a dislexia”, afirma Dra. Ana Luiza.

Por fim, a professora explica que a dislexia não interferirá em nada na carreira profissional, mesmo em se tratando da área da saúde: “Acredito que para alguém da área da saúde, isso vai tornar o profissional mais sensível para tratamento de pessoas nessas mesmas condições. Não compromete em nada no atendimento, talvez, ela precisará de ajuda de um revisor para fazer um relatório, por exemplo”, conclui.

Para consultar a pesquisa completa, acesse: www.fcmsantacasasp.edu.br.

Anúncios

Sobre Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: