Pesquisadores do Futuro: uma oportunidade única

Mayara Gomes Rangel

Há mais de cinco anos, o programa de intercâmbio Pesquisadores do Futuro, por intermédio do Núcleo de Relações Internacionais (NRI) da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, possibilita aos alunos do 2º e 3º anos dos cursos de Graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia da FCMSCSP uma vivência internacional de aproximadamente 60 dias em instituições e centros de pesquisas que são referência mundial em diversas áreas da saúde.

Na edição de 2014-2015 do Programa, a aluna Mayara Gomes Rangel, do 3º ano do curso de Graduação em Medicina, foi uma das contempladas com a Bolsa de Estudo Tide Setúbal que inclui auxílio financeiro, moradia e alimentação. “O que me motivou a pleitear a bolsa foi a vontade de passar por novas experiências e aprender coisas que não poderia aprender apenas na Faculdade. Passar dois meses em um laboratório de pesquisa de grande porte, aperfeiçoando minha formação com todos os recursos disponíveis foi fascinante. Me fez ter outra perspectiva sobre essa área e sobre a Medicina em geral. Tive a oportunidade de participar do desenvolvimento de uma pesquisa que considero relevante e que poderá fazer diferença no prognóstico de pacientes”, detalha Mayara que vivenciou o ensino da Arizona State University, instituição pública do estado do Arizona, nos EUA.

Durante os meses em que participou do programa, o maior desafio que a futura médica ressalta foi a necessidade de aprender a lidar com pessoas de uma cultura totalmente diferente. “Participar de uma iniciação científica aqui, com pesquisadores que foram nossos professores, é totalmente diferente de ter que recorrer a uma pessoa quase desconhecida para pedir ajuda quando necessário. Muitos dos pesquisadores no laboratório em que trabalhei eram estrangeiros, com costumes muito diversos, e me adaptar a conversar com essas pessoas e entendê-las foi complicado no começo”, completa.

Para ela, o Pesquisadores do Futuro é uma oportunidade única, na qual o aluno realmente poderá compreender novos assuntos e ter a oportunidade de fazer parte de pesquisas realizadas nos melhores centros de pesquisa do mundo.

A aluna salienta a importância da dedicação e do esforço para os alunos que têm o interesse em viver a experiência internacional: “O percurso da Faculdade em si tem muitos momentos difíceis e, às vezes, pode parecer que não vale a pena. O intercâmbio também tem um pouco disso, mas ao final de dois meses dá para ver a contribuição de uma experiência dessas, não só pelo aprendizado teórico, mas também pelo amadurecimento profissional. Dois meses é pouco tempo, mas representa uma diferença enorme na nossa perspectiva quando voltamos para o Brasil”, conclui.

No próximo boletim

Conheça a opinião de Victor Minari Campos, aluno do 3º ano do curso de Graduação em Medicina, que foi selecionado para realizar o intercâmbio na St. Michael´s Hospital, University of Toronto, no Canadá.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 71, em 11/8/2015. Assine nossa newsletter: http://www.fcmsantacasasp.edu.br.