Enfermagem Clínica e Cirúrgica: para se destacar entre os profissionais mais requisitados do país

Prof.ª-Luciana-Gonzaga-dos-Santos-Cardoso

Prof.ª Luciana Gonzaga dos Santos Cardoso

Seria a Enfermagem a profissão da área de saúde mais demandada pelo mercado? Se você respondeu sim, acertou. Pelo menos é o que aponta o levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)  de 2013, no qual revela que, de 2009 a 2012, dos 304.317 postos de trabalho de nível superior abertos no Brasil, 27.282 vagas, quase 9% do total, foram para enfermeiros, ficando apenas atrás dos analistas de tecnologia da informação (TI), que lideram o ranking.

Sendo tão requisitados, há, cada vez mais, a necessidade em se especializar para se destacar no mercado de trabalho. Uma das opções disponíveis na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo é o curso de especialização em Enfermagem Clínica e Cirúrgica, que está com inscrições abertas até o dia 10 de agosto. “O objetivo do curso é aprimorar o conhecimento de enfermeiros que já atuam ou tenham interesse em atuar em unidades de internação hospitalar, com pacientes clínicos e cirúrgicos”, explica Luciana Gonzaga dos Santos Cardoso, supervisora técnica desse curso de pós-graduação na FCMSCSP.

A professora explica que, na Faculdade Santa Casa de São Paulo, o curso destaca-se pela metodologia de ensino utilizada e pela relação da Instituição com um dos maiores hospitais de ensino da cidade, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP). As aulas teóricas são ministradas por professores mestres e doutores com sólida experiência no ensino e na assistência. Para complementar o conteúdo, são realizadas visitas técnicas periódicas em unidades de internação conforme o tema de aula, com a finalidade de aplicar e sedimentar o conteúdo discutido em sala. “Além das visitas, o curso prevê um período de estágio supervisionado nas unidades de internação clínica e cirúrgica do Hospital Central da ISCMSP, onde os alunos têm oportunidades de vivenciar situações do cotidiano de um enfermeiro que atua na área de Enfermagem Clínica e Cirúrgica, desenvolvendo habilidades técnicas,  gerenciais e discussões de casos clínicos”, completa.

Quanto ao perfil dos alunos que ingressam na especialização, Luciana afirma que são turmas heterogêneas, com enfermeiros recém-formados, sem experiência hospitalar e outros que já trabalham em unidades de internação, clínica ou cirúrgica. “Embora, pela legislação, não haja obrigatoriedade dessa especialização para que enfermeiros atuem em unidades de internação, o curso trará sempre melhores oportunidades, tanto para um primeiro emprego como para ascensão no mercado de trabalho. Se, em um processo seletivo, o especialista concorre com outro profissional sem especialização, suas chances, claro, serão maiores. Além disso, é uma área com número de vagas maior do que qualquer outra área hospitalar”, ressalta.

Os resultados para alunos e ex-alunos têm sido positivos, evidenciando a excelência do curso, outro ponto fortemente reconhecido por eles. “Há enfermeiros que, ainda durante o curso, ingressaram no mercado de trabalho e outros que obtiveram melhores oportunidades, inclusive com aprovações em concursos. Para os que se interessam por pesquisa, também há possibilidade de desenvolvimento, incluindo a inserção em grupos de pesquisa já existentes na Faculdade, com possibilidade de ingresso no Mestrado e Doutorado”, finaliza.

Confira mais informações sobre o Processo Seletivo para Enfermagem Clínica e Cirúrgica da Faculdade Santa Casa de São Paulo.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 70, em 28/7/2015. Assine nossa newsletter: http://www.fcmsantacasasp.edu.br.

Anúncios

Sobre Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: