Vem aí a 2ª Jornada Nacional de Emergências Psiquiátricas

Dr. Quirino Cordeiro Jr.

As emergências psiquiátricas representam, em média, de 8% a 12% das emergências gerais, segundo dados publicados em 2013 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).  Com base nesse quadro e diante da crise de desassistência de pacientes com queixas psiquiátricas, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo sediará, nos dias 7 e 8 de agosto, sexta-feira e sábado, a 2ª Jornada Nacional de Emergências Psiquiátricas. O encontro é realizado pela FCMSCSP em parceria com os institutos de Psiquiatria do Hospital das Clínicas e da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Comissão de Emergências Psiquiátricas da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Sucesso de público na edição passada, o evento é destinado a médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais e estudantes. “A Jornada é fundamental para o manejo de pacientes com transtornos mentais que podem apresentar situações de reagudização dos sintomas como agitação psicomotora, risco de suicídio, hetero ou autoagressividade e outros sinais. Casos assim se configuram em situações de emergências psiquiátricas que podem colocar em risco o paciente, pessoas e profissionais que lidam  e convivem com ele”, explica o coordenador do evento, Dr. Quirino Cordeiro Jr., professor adjunto de Psiquiatria e Psicologia da FCMSCSP. A Jornada torna-se imprescindível, na avaliação do coordenador, para a identificação de situações de risco e o manejo dessa situação para qualquer profissional da área de saúde mental.

A programação do encontro prevê um curso de treinamento em atenuação e contenção física para agitação psicomotora e quatro mesas-redondas para o debate de aspectos do atendimento, incluindo pacientes dependentes químicos e pacientes infantis e adolescentes. “Teremos palestras dos principais profissionais da área vindos de várias instituições do país. Discutiremos desde questões de políticas públicas ligadas à área, como a organização de serviços públicos, até a parte clínica: identificação, manejo das situações e dos pacientes”, acrescenta o coordenador.

O evento será realizado no Auditório Emilio Athié, na Rua Dr. Cesário Motta Jr., 112, Vila Buarque, São Paulo (SP). As inscrições podem ser feitas até o dia 31/7, sexta-feira, e o investimento é de R$ 120,00 (associados da ABP); R$ 210,00 (para não associados); e de 100 reais para estudantes e residentes (mediante apresentação de comprovante). Confira mais informações sobre a 2ª Jornada Nacional de Emergências Psiquiátricas.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 70, em 28/7/2015. Assine nossa newsletter: http://www.fcmsantacasasp.edu.br.