Pesquisadores do Futuro: a palavra de quem vivenciou o programa

Daniel-Teixeira-Bussius

Daniel Teixeira Bussius

Em busca de experimentar um ambiente de pesquisa diferente, o aluno do 4º ano de Medicina, Daniel Teixeira Bussius, se inscreveu para o Programa Pesquisadores do Futuro – 2014/2015 administrado pelo Núcleo de Relações Internacionais (NRI) da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Após ser selecionado, Daniel seguiu para uma das melhores instituições públicas do mundo, a University of California, em Berkeley, nos EUA.

“A experiência foi muito proveitosa, proporcionou a vivência de um laboratório de biologia molecular em pleno funcionamento. Acrescentou muito à proficiência do inglês médico e pude fazer contatos locais que podem vir a ser úteis”, comenta o futuro médico quanto à vivência internacional.

Para Daniel, durante os meses que ficou fora do país, não houve grandes desafios nos quesitos adaptação, comunicação, orientadores e acomodações financiadas pelo Programa: “a região é muito acolhedora e os profissionais do laboratório estavam dispostos a ajudar quando possível”, explica.

Quanto ao programa Pesquisadores do Futuro, ele acrescenta que é um projeto com potencial impressionante para a formação dos alunos e para a projeção internacional da Faculdade. “Além disso, o processo de preparação proporcionado pelo professor Wagner Ricardo Montor foi muito interessante para o fluxo do intercâmbio”.

E, por fim, para os alunos que venham a passar por essa experiência, ele recomenda: “Não fiquem restritos ao trabalho durante o intercâmbio. Socializar com aqueles que trabalham no local é fundamental para realmente conhecer a fundo o ambiente em que se encontra”.

No próximo boletim

Confira uma entrevista com a aluna do 4º ano de Medicina, Stéfany  Franhan Barbosa de Souza, que fala sobre a experiência no Institut de Prestacions D’Assistència al Personal (Pamem); Parc Sanitari pere Virgili de Barcelona e Consorci Sanitari del Maresme, ambos em Barcelona na Espanha.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 69, em 14/7/2015. Assine nossa newsletter: http://www.fcmsantacasasp.edu.br.

Anúncios

Sobre Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: