Enfermagem em Centro Diagnóstico da FCMSCSP, o primeiro do país

Maria-Lucia-Sousa-Costa-FCMSCSP

Dra. Maria Lucia Alves de Sousa Costa

Há alguns anos, a área de enfermagem se ampliou e passou a exigir dos enfermeiros, cada vez mais, uma boa formação universitária, além de especialização, em virtude da competitividade do mercado.

Em busca de inovação, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, a partir de uma parceria inicial com o laboratório Fleury Medicina e Saúde, criou o curso de especialização em Enfermagem em Centro Diagnóstico.  “Esse é o primeiro curso do Brasil e, durante algum tempo, foi o único. Embora a parceria com o laboratório tenha sido finalizada após a conclusão de duas turmas, entendemos que era interessante manter a oferta desse curso de pós-graduação para a formação de novos profissionais”, ressalta a Dra. Maria Lucia Alves de Sousa Costa, vice-diretora do curso de Graduação em Enfermagem da FCMSCSP e coordenadora do curso de especialização.

Em um primeiro momento, acrescenta a Dra. Maria Lucia, a especialização permitia aos enfermeiros estarem aptos a cuidar de pacientes em pré, trans e pós exame: “Com a experiência dos alunos,  entretanto, percebemos ao longo do curso que o enfermeiro de Centro Diagnóstico acabava, praticamente, por se tornar um gerente de todos os processos de trabalho. Então fizemos uma atualização no currículo, aumentando as horas de gerenciamento da assistência de enfermagem, mantendo também as disciplinas nas quais o enfermeiro aprende a cuidar do paciente”, explica.

De acordo com a coordenadora, ao cursar a especialização, com foco em gestão, o enfermeiro  pode controlar todas as demandas de um Centro Diagnóstico, entre as quais a contratação, o treinamento e a supervisão de profissionais; a avaliação e a prescrição do paciente; a gestão e a solicitação de material para área. “Temos um curso bem estruturado, com disciplinas que formarão enfermeiros com habilidades e competências necessárias com essa finalidade”, complementa.

Quanto ao perfil dos que procuram o curso, a Dra. Maria Lucia explica que, nas turmas mais recentes, 90% dos alunos já trabalhavam na área, mas sentiam a necessidade de se aprimorar para exercer o trabalho da melhor forma. Existem também diversas oportunidades profissionais no mercado, já que muitos hospitais, por exemplo, desejando obter ou manter seus selos de acreditação, contratam regularmente enfermeiros especializados. “Nas disciplinas de gestão, trabalhamos com ênfase na questão da qualidade que, no Brasil, ainda é relativamente nova, pois existe há 20 anos apenas. Para referência, hoje, nos EUA, nenhum plano paga as contas de seu associado se o hospital atendido não tiver o selo de qualidade. Em São Paulo, o campo de atuação é amplo, pois sabemos, inclusive, que já existe um bom número de hospitais com selos da Organização Nacional de Acreditação (ONA), Joint Commission International e outros”, conclui.

Confira, no Portal FCMSCSP, mais informações sobre o curso de especialização em Enfermagem em Centro Diagnóstico. As inscrições estarão abertas até 10/8.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 69, em 14/7/2015. Assine nossa newsletter: www.fcmsantacasasp.edu.br.