“Desde o primeiro dia na FCMSCSP me senti bem acolhida”

Joana Cecilia Baptista Ramalho Pinto

Joana Cecilia Baptista Ramalho Pinto é graduada em Fonoaudiologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e tem especialização em Linguagem pela FCMSCSP. A ex-aluna, que também é formada em Letras, com especialização em Fala e Linguagem pela Universidade de São Paulo (USP) e mestra em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), vem se dedicando, há um ano, ao doutorado em Special Education na University of British Columbia (UBC), em Vancouver, Canadá. Atualmente é assistente de pesquisa no Children’s Hospital na cidade canadense e desenvolve estudos com crianças que têm dificuldade de leitura. Entre uma atividade e outra, Joana reservou um pouco de seu tempo para relembrar conosco sua trajetória de carreira nesta entrevista ao Conectar. Confira!

Conectar: Por que a opção por Fonoaudiologia?
Joana: Escolhi Fonoaudiologia porque sempre quis trabalhar na área da saúde e ajudar pessoas. Além disso, comunicação, fala e linguagem sempre me interessaram. Quando descobri que a carreira lidava com a comunicação, desenvolvimento e distúrbios, fiquei muito interessada. E, desde o primeiro dia do curso, fui me apaixonando cada vez mais por isso.

Conectar: E como foi a decisão de estudar na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo? Quais critérios lhe ajudaram na escolha?
Joana: Optei pela Faculdade Santa Casa de São Paulo porque sempre tive uma relação com a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, a começar pelo meu pediatra, que era da Santa Casa. Achava o ambiente e o prédio histórico do hospital muito bonito e me via lá, queria estudar lá. E a infraestrutura do curso de Graduação em Fonoaudiologia também sempre foi de grande excelência, do ambiente ao corpo docente, pelo qual tenho muito carinho. Desde o primeiro dia, me senti muito bem acolhida pela turma.

Conectar: Poderia nos descrever, brevemente, a sua vivência como aluna da FCMSCSP e o ritmo do seu dia a dia nesta Instituição?
Joana: Minha experiência como aluna na Faculdade Santa Casa de São Paulo é uma das melhores lembranças que tenho. Recordo dos primeiros anos estudando bastante, principalmente para Morfologia e Fisiologia. Depois, a partir do 3º ano, começaram alguns estágios, como ir à escola, ao posto de saúde e à creche. Lembro de trabalhar com o minigrupo na creche, o que foi muito interessante para mim, pois foi minha primeira experiência com crianças pequenas. Também iniciei o estágio que foi muito importante para mim, que foi o eletivo de Distúrbios de Leitura e Escrita. No 4º ano tínhamos os estágios e foi um período bastante intenso – e talvez o mais marcante –, pois foi quando comecei a me sentir fonoaudióloga. O meu grupo hospitalar era o da síndrome de Down; passávamos as manhãs das terças-feiras no ambulatório de síndrome de Down  e, nos demais dias, eu ficava na clínica de Fonoaudiologia. Havia ainda as palestras e as jornadas de Fonoaudiologia, sempre essenciais para atualização profissional.

Conectar: Quais as suas dicas para quem pretende cursar Fonoaudiologia?
Joana: Acredito ser importante gostar de lidar com pessoas e de comunicação, independentemente da forma – escrita, falada, língua de sinais, audição –, ou como a fala é executada, englobando processos mentais e também motricidade oral. É um curso fascinante e a profissão é muito gratificante. Então, para quem deseja cursar Fonoaudiologia, a minha dica é o que fiz quando estava decidindo o meu curso: conversar com profissionais da área, conhecer os diversos campos em que a Fonoaudiologia atua e ir visitar as faculdades que ofereçam o curso.

Conectar: O que você considera estar muito presente hoje na prática de sua carreira e que tenha aprendido na Faculdade?
Joana: Uma das disciplinas que tive na FCMSCSP e que está mais presente na minha vida profissional é o curso de Ética. Foi fundamental aprender sobre ética no trabalho, encaminhamentos e conduta profissional, entre outras abordagens.

Conectar: Podemos dizer que, mesmo a distância, tivemos o privilégio de seu retorno à Faculdade por meio desta entrevista. Deseja acrescentar algo aos leitores?
Joana: Gostaria de agradecer o convite para a entrevista; é sempre muito bom retornar à nossa casa, especialmente à querida Santa Casa. Ela é uma escola muito especial, não apenas por oferecer uma infraestrutura de ponta, mas por ter o ambiente acolhedor composto pelo corpo docente e funcionários que a faz ser um lugar bem especial. É impossível falar dela sem se ter um sorriso no rosto. Tive professores especiais e queridos que contribuíram bastante para a minha formação profissional e, por isso, sou muito grata a eles. Em especial, aos professores do curso de Fonoaudiologia que são muito queridos, pois sempre nos ensinam muito, são atualizados e também vibram com os alunos nas suas conquistas, o que faz da Fonoaudiologia Santa Casa ter um perfil de equipe, de família.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 67, em 16/6/2015. Assine nossa newsletter: http://www.fcmsantacasasp.edu.br.

One Response to “Desde o primeiro dia na FCMSCSP me senti bem acolhida”

1. Uma alegria poder receber notícias da Joana, que foi minha aluninha antes dos 4 anos…