Quero estudar Medicina. Por onde começo?

vestibular medicina faculdade santa casaHabitualmente, o curso de Graduação em Medicina é um dos mais concorridos em processos seletivos. É também uma das carreiras que exige alta dedicação do estudante, com duração regular de 6 anos para formação. Na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, já são 47 turmas de médicos formados, desde a criação do curso em 1963. Na Instituição, valores como a humanização estão sempre presentes, o que faz a FCMSCSP estimular, entre seus futuros médicos, a prática constante de ações sociais para desenvolver cidadãos mais conscientes. Com quase 10 mil horas de duração, com ênfase, principalmente, em atividade prática e, em especial, junto ao paciente, o currículo da Faculdade para o estudo da Medicina está, assim, voltado à formação do médico generalista, humanista, com visão crítica e reflexiva, totalmente atualizado com o mercado.

São muitos os reconhecimentos da qualidade do curso de Graduação em Medicina da FCMSCSP, como ser considerado o melhor dentre as instituições particulares do país, de acordo com o Ranking Folha RUF 2014. Devido à grande procura pelo programa e visando esclarecer as principais dúvidas dos candidatos que procuram a Faculdade, o Boletim Conectar relacionou, nesta edição, algumas das principais informações a respeito do tradicional curso de Graduação em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Acompanhe:

Como faço para participar do Processo Seletivo?
Desde julho de 2017, para ingressar no curso de Graduação em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo é necessário prestar o Vestibular pela Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp).

Qual a relação da FCMSCSP com a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP)?
A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo ou apenas “Santa Casa de São Paulo” – como é mais conhecida e que também é uma instituição privada – cede hospitais, enfermarias, laboratórios, instalações e equipamentos, para as aulas práticas de todas as áreas, além de fornecer estágio e posterior residência aos alunos da FCMSCSP (a residência, neste caso, também é aberta a alunos graduados em Medicina de outras instituições, mediante seleção para todos).

Quando acontece o Vestibular?
Para obter a resposta correta, é fundamental que o candidato interessado acompanhe o calendário oficial da Vunesp – Vestibular 2018, no site www.vunesp.com.br.

Como o curso de Medicina está estruturado na FCMSCSP?
O curso exige extrema dedicação, no total são 6 anos de curso, sendo que as aulas acontecem de segunda a sexta-feira, em tempo integral. Nos dois primeiros anos, o aluno se dedica ao Estudo do Homem Normal, ou seja, aprendem sobre a função e comportamento do homem como um ser bio-psico-social; nos dois anos seguintes o ensino é focado no Estudo da Doença com foco na doença, terapêutica e tratamento; e, nos dois últimos anos, o aluno passa pelo Estudo do Doente, uma espécie de internato pré-profissional na ISCMSP. Além disso, nos dois últimos meses, o aluno faz Estágio Eletivo, escolhendo uma das áreas da Medicina – cirúrgica, clínica, pediátrica, tocoginecológica ou qualquer outra especialidade – para reforçar sua formação.

Há atividades extracurriculares?
Na FCMSCSP existem iniciativas como o Programa de Integração dos Primeiro-Anistas (PIPA), com ações sociais para a população; o  Programa Expedições Científicas e Assistenciais (PECA), que leva atendimento médico a regiões carentes do estado de São Paulo, com a integração de alunos de outros cursos; o Programa Santa Maluquice, que leva distração e alegria para as crianças internadas no complexo hospitalar da Santa Casa de São Paulo; as Ligas Acadêmicas, que tratam de áreas específicas da saúde; além de diversos meios para intercâmbios que são coordenados pelo Núcleo de Relações Internacionais da FCMSCSP, responsável por parcerias com Harvard University, University of California, Yale University, University of Toronto e tantas outras.

Onde obtenho mais informações?

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 67, em 16/6/2015. Assine nossa newsletter: http://www.fcmsantacasasp.edu.br. Última atualização realizada em 24/7/2017.