Escoliose afeta até 4% da população mundial, segundo a OMS

Dr. Osmar Avanzi, professor Titular de Ortopedia na FCMSCSP

Dr. Osmar Avanzi, professor Titular de Ortopedia na FCMSCSP

Dor lombar, dor nas costas e “mal da coluna torta” são alguns dos problemas mais comuns no mundo todo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população terá alguma crise de dor nas costas, pelo menos, duas vezes na vida.

Um dos principais motivos é a escoliose, que afeta de 2% a 4% da população mundial, segundo a OMS. A enfermidade se divide em três tipos: a congênita, a neuromuscular e, a mais frequente, a idiopática. “A última se apresenta como um desvio da coluna lateral e sua causa ainda é desconhecida. Ela geralmente ocorre na adolescência, predominantemente em mulheres, quase numa proporção de três para um homem”, explica o Dr. Osmar Avanzi, professor Titular de Ortopedia na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

A evolução da escoliose ocorre na fase de puberdade e o tratamento é feito pela observação da curvatura da coluna. Para as curvas com até 20 graus, a análise é feita por meio de radiografias. Nas curvaturas entre 20 e 40 graus, recomenda-se o uso de coletes ortopédicos para atuar na correção e na postura. Já nos casos acima de 40 graus, são indicadas abordagens cirúrgicas. Na fase adulta, em ambiente de trabalho, este mal está ligado a diversos pedidos de licenças trabalhistas. “A coluna vertebral pode ser sensível sim, pelo histórico físico de cada pessoa ou até com desgastes em função do tempo. Mas, para evitar isso, caímos no ponto de proteger-se. Você deve se cuidar”, analisa Dr. Osmar Avanzi.

Para o professor, o tratamento fisioterápico não atua diretamente na correção da escoliose, mas pode auxiliar na postura e na melhoria da qualidade de vida.

Confira algumas dicas de como manter uma boa postura no geral:

Tratamentos fisioterápicos – Uma boa opção é a Reeducação Postura Global (RPG), que ajuda a restabelecer a funcionalidade e flexibilidade da coluna.

Focos pessoais – É sempre importante manter uma alimentação saudável, evitando o acúmulo de gordura no corpo.

Cuidados no ambiente de trabalho – É necessário uma atenção especial neste caso. As escolhas aos tipos de cadeira, apoios da cadeira, altura da mesa, do computador e do monitor devem ser adequadas a cada pessoa.

Ioga e Pilates – Por conta dos alongamentos, de melhorar a flexibilidade e até a musculatura, essas atividades são importantes na manutenção da boa postura e condicionamento físico.

Meditação – Também pode ser uma grande aliada, principalmente antes de iniciar atividades como o ioga e o pilates, pois está ligada ao relaxamento mental.

Exercícios físicos – Devem ser periódicos, constantes e com práticas saudáveis. Nas academias, é sempre importante ter a orientação de personal trainers ou profissionais graduados em Educação Física. Bons métodos para manter uma boa postura, são os alongamentos ou exercícios que envolvam tronco e abdômen, tudo sendo feito sem exageros ou sobrepesos.

 Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 66, em 2/6/2015. Assine nossa newsletter: http://www.fcmsantacasasp.edu.br.

Anúncios

Sobre Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: