Santa Maluquice: Programa de Extensão da FCMSCSP realiza visitas periódicas a crianças internadas

img3O Programa Santa Maluquice, atividade extracurricular universitária vinculada ao Departamento de Pediatria e Puericultura da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, foi criado por um pequeno grupo de alunos da Instituição, em 2003. Desde então, o projeto tem crescido e contato com novos participantes.

Hoje, alunos dos cursos de Graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia da FCMSCSP realizam o trabalho que tem o objetivo de humanizar o contato dos pacientes internados com o ambiente hospitalar. Isso é possível por meio de atividades realizadas com as crianças internadas no local, o que proporciona momentos de felicidade aos pequenos. Além disso, outros eventos acontecem ao longo do ano, como a festa de dia das crianças e a comemoração do Natal, que conta com distribuição de presentes e brincadeiras realizadas no parquinho da pediatria.

O propósito inicial do Programa era de que visitas regulares fossem feitas à pediatria da Santa Casa de São Paulo. A ideia agora, apresentada durante o curso de introdução do Programa, em 2015, é entrar em contato com outras seções do hospital. O curso contou com a participação de cerca de 80 alunos, que demonstraram interesse em conhecer e participar do Programa.

“Este ano nós entramos em contato com o Hospice, área de cuidados paliativos, e eles gostaram bastante da ideia que nós apresentamos de começar a visitar as enfermarias do local. A gente ainda não começou, mas eles deixaram claro que nós somos bem-vindos lá”, afirma Giuliana D’Amaro, aluna do terceiro ano do curso de Graduação em Medicina e participante do Santa Maluquice.

O projeto demanda doações, como as realizadas pelo Departamento de Saúde Coletiva da FCMSCSP, e arrecadações dos próprios discentes. “Para as festas a gente faz uma arrecadação de brinquedos e materiais por fora, por nossa conta, e procuramos contatos como escolas infantis. Para o Natal do ano passado, nós pedimos doações em escolas e os próprios pais de crianças de uma instituição infantil aqui das redondezas fizeram doações”, conta.

Os alunos interessados em participar do Programa devem informar nome e dia com disponibilidade de horário para frequentar a enfermaria. Segundo Giuliana, as informações gerais são necessárias para que seja feito um certificado de participação do Programa. Novos estudantes também podem participar, mas precisam realizar o curso de introdução e outro de capacitação sobre regras importantes para que estejam aptos a circularem pela enfermaria.

“Acho o Santa Maluquice muito importante porque é um Programa de humanização, e o aluno tem um contato com o paciente que é diferente do contato com o objetivo o ensino. Você está nas enfermarias para aprender as doenças, e quando os alunos vão frequentar a enfermaria com o Santa Maluquice, eles estão ali para conviver, para viver com o paciente naquele momento”, finaliza a aluna.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 65, em 5/5/2015. Assine nossa newsletter: http://www.fcmsantacasasp.edu.br.