Exposição “História dos esquecidos” em cartaz na Santa Casa de São Paulo

JpegSensibilizar tanto alunos, quanto profissionais de saúde do Hospital Central para a história de pessoas em situação de rua, resgatando a humanidade delas, que muita gente se esquece. Todos têm uma história de vida, sonhos, desejos, queixas e não podemos reduzi-los a uma pessoa de rua que nem sequer olhamos nos olhos”, diz Luiza Arcas, aluna do 2º ano do curso de Graduação em Medicina e atual presidente do comitê IFMSA Brazil da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, quanto à exposição “História dos esquecidos”, em cartaz na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Composta por fotos e relatos de pessoas em situação de rua, a mostra que permanece até o dia 18/5, segunda-feira, foi idealizada pelo comitê de direitos humanos e paz da IFMSA Brazil – FCMSCSP. “Ela faz parte de uma campanha desenvolvida em três fases: a primeira consistiu em entrevistar 30 moradores de rua durante a Macarronada Social do Projeto de Integração dos Primeiro-anistas (PIPA) no Largo Santa Cecília; a segunda é a exposição de fotos e histórias relatadas; e a terceira será a palestra que encerra a ação, no dia 18, às 17h, nos Anfiteatros Prof. Dr. Emilio Athié e Paulo A. Ayrosa Galvão”, completa Luiza.

Na data, ainda de acordo com a aluna, temas como Gestão Hospitalar, Drogas e Vícios e Direitos Humanos serão abordados para ressaltar a conscientização de alunos e profissionais da área da saúde. “O intuito é mostrar o que a estrutura hospitalar pode fazer por pessoas em situação de rua. Falar sobre dependência química já que esse ainda é um dos principais motivos pelos quais as pessoas saem de casa. E trazer relatos emocionantes do psicólogo social Fernando Braga da Universidade de São Paulo (USP) que fingiu ser gari por nove anos para entender como é o funcionamento da vida na rua”, elucida a futura médica que finaliza ressaltando o apoio da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo neste projeto: “O comitê local IFMSA Brazil – FCMSCSP faz parte da esfera local da IFMSA-Brazil. A Faculdade nos permite desenvolver essas ações, seja com apoio do Departamento de Comunicação e Marketing ou com o da própria Diretoria. A FCMSCSP é receptiva com os nossos projetos e tenta nos ajudar da maneira que for possível a por em prática nossos eventos”.

Anúncios

Sobre Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: