Cerca de 10% dos brasileiros têm asma, segundo OMS

Caracterizada por uma inflamação crônica dos brônquios, que provoca um bloqueio no fluxo do ar e dificuldade em respirar, a asma é uma doença genética cujas crises podem se tornar mais frequentes em função da exposição ambiental.

No Brasil, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 10% da população sofre de asma em níveis que podem variar de leve a grave – quando o paciente chega à internação. Segundo o Dr. Roberto Stirbulov, pneumologista e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, asmáticos e pessoas que sofrem de alergias respiratórias devem redobrar a atenção durante o inverno.

“A asma é uma doença extremamente variável. Os sintomas, a duração da crise e o intervalo entre as crises variam de pessoa para pessoa. O fato é que todas as doenças respiratórias se agravam durante o inverno, em virtude do tempo seco e de maior aglomeração das pessoas. Por isso, é necessário redobrar alguns cuidados nesse período do ano”, afirma o professor.

Entre os sintomas destacados estão o chiado no peito e, principalmente, a falta de ar. Ambos podem piorar em função de fatores climáticos como exposição à fumaça de cigarro, ao mofo e à poeira ou à falta de umidade do ar.

“O tratamento vai de acordo com o nível sofrido pelo paciente. Há pessoas que têm crises todos os dias, algumas todo mês, outras a cada ano. Basicamente, o tratamento é realizado com medicamentos inalatórios e, quando há crise, com os broncodilatadores. Em casos graves, a pessoa precisa ser internada na Unidade de Terapia Intensiva”, explica o Dr. Stirbulov.

Durante o inverno, o professor indica evitar, sempre que possível, aglomerações de pessoas ou permanecer por muito tempo em contato com poeira e mofo; buscar lavar roupas guardadas há muito tempo antes de usar, além de manter uma alimentação equilibrada para evitar possíveis infecções virais, mais presentes nessa época do ano.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 64, em 5/5/2015. Assine nossa newsletter: http://www.fcmsantacasasp.edu.br.