Psicologia da saúde: especialização está cada vez mais em evidência

Pós 2015 FCMSCSP em EnfermagemA psicologia da saúde é uma área que visa integrar um olhar psicológico para todas as questões que envolvem o processo de saúde e doença. Ela pode ser trabalhada dentro de uma perspectiva multiprofissional em conjunto com outras especialidades da área da saúde: fisioterapia, fonoaudiologia, assistência social, nutrição e medicina, principalmente, ou atuar em casos específicos.

A especialidade é responsável por compreender os processos psicológicos quando desencadeados pelo adoecimento ou quando são os fatores causadores de determinada disfunção. Isso se dá por meio do auxílio, especialmente, a pacientes que têm dificuldade de aderir ao tratamento, sofreram alguma perda em virtude do mal ou têm respostas psicológicas pouco favoráveis mediante ao quadro que apresentam.

“A área é fruto de mudanças no processo de reconhecimento do conceito de saúde, feitas pela Organização Mundial da Saúde, quando determinou-se que ser saudável não estava ligado apenas à ausência de determinada disfunção, mas que devia-se considerar o bem-estar físico, social, emocional e psicológico de uma pessoa”, explica Renata Condes, psicóloga e professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Em constante expansão no mercado, a psicologia da saúde é cada vez mais presente em hospitais de grande porte e Unidades Básicas de Saúde e requer profissionais altamente qualificados. Por isso, para uma especialização na área, é necessário já ter alguma vivência e experiência no âmbito hospitalar ou em outros dispositivos da área da saúde.

Para quem tem interesse nesse campo de estudo, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo oferece o curso de Pós-graduação em Área Específica da Psicologia da Saúde. Com carga horária de 610 horas e atividades que podem acontecer entre 8h e 17h, de segunda a sexta-feira, dependendo do local de estágio do aluno. Mais informações podem ser obtidas no site: www.fcmsantacasasp.edu.br

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 55, em 3/12/2014. Assine nossa newsletter:
http://www.fcmsantacasasp.edu.br.

Anúncios

Sobre Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: