Psicologia da saúde: especialização está cada vez mais em evidência

Pós 2015 FCMSCSP em EnfermagemA psicologia da saúde é uma área que visa integrar um olhar psicológico para todas as questões que envolvem o processo de saúde e doença. Ela pode ser trabalhada dentro de uma perspectiva multiprofissional em conjunto com outras especialidades da área da saúde: fisioterapia, fonoaudiologia, assistência social, nutrição e medicina, principalmente, ou atuar em casos específicos.

A especialidade é responsável por compreender os processos psicológicos quando desencadeados pelo adoecimento ou quando são os fatores causadores de determinada disfunção. Isso se dá por meio do auxílio, especialmente, a pacientes que têm dificuldade de aderir ao tratamento, sofreram alguma perda em virtude do mal ou têm respostas psicológicas pouco favoráveis mediante ao quadro que apresentam.

“A área é fruto de mudanças no processo de reconhecimento do conceito de saúde, feitas pela Organização Mundial da Saúde, quando determinou-se que ser saudável não estava ligado apenas à ausência de determinada disfunção, mas que devia-se considerar o bem-estar físico, social, emocional e psicológico de uma pessoa”, explica Renata Condes, psicóloga e professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Em constante expansão no mercado, a psicologia da saúde é cada vez mais presente em hospitais de grande porte e Unidades Básicas de Saúde e requer profissionais altamente qualificados. Por isso, para uma especialização na área, é necessário já ter alguma vivência e experiência no âmbito hospitalar ou em outros dispositivos da área da saúde.

Para quem tem interesse nesse campo de estudo, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo oferece o curso de Pós-graduação em Área Específica da Psicologia da Saúde. Com carga horária de 610 horas e atividades que podem acontecer entre 8h e 17h, de segunda a sexta-feira, dependendo do local de estágio do aluno. Mais informações podem ser obtidas no site: www.fcmsantacasasp.edu.br

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 55, em 3/12/2014. Assine nossa newsletter: